fbpx
Search
Close this search box.

Neto que arrancou o olho de avô é transferido para Guarulhos, SP

Defesa havia solicitado transferência para a Penitenciária Tremembé II

Hariel Borges da Silva, de 18 anos, preso em flagrante por tentar matar seu avô, Oswaldi da Silva, de 77 anos, teve transferência penitenciária para Guarulhos. Ele estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) Luis Cesar Lacerda, em São Vicente, segundo os autos obtidos pelo VTV News.

A defesa havia solicitado a transferência de Hariel para a Penitenciária Tremembé II, conhecida por abrigar detentos de casos de grande repercussão, devido ao risco à sua integridade física. O órgão não se opôs à decisão judicial, inicialmente, mas transferiu Hariel para o CDP Guarulhos II em 5 de novembro.

No entanto, os advogados de Hariel alegam que essa transferência vai contra o pleito apresentado, já que o novo destino fica muito distante da Baixada Santista, onde reside sua família, que arcaria com os custos para Tremembé, no interior de São Paulo.

O que pediam os advogados de Hariel Borges da Silva?

O advogado David Mandelbaum explicou que as acusações contra Hariel Borges da Silva geraram um clima de insegurança no estabelecimento penitenciário anterior. Por isso, ele solicitou a transferência do detento para a Penitenciária II de Tremembé, considerada mais segura e estruturada.

Em nota, Mandelbaum destacou que, apesar do pedido, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) transferiu Hariel para o CDP Guarulhos II por questões administrativas. O advogado reforçou que Tremembé é a unidade mais adequada para o caso, devido à sua história de abrigar detentos envolvidos em grandes repercussões midiáticas.

O juiz Alexandre Betini deferiu o pedido de transferência, mas para Guarulhos, reconhecendo o risco à vida e integridade física de Hariel. Ele também destacou a necessidade de verificar se o acusado sofre de doença mental, o que poderia agravar sua situação entre os outros presos.

A audiência de instrução, debates e julgamento de Hariel está agendada para o dia 18 de fevereiro de 2025. O juiz analisará as circunstâncias do crime e as alegações da defesa.

A polícia registrou o caso como tentativa de homicídio – Reprodução: VTV/SBT

Avô é agredido pelo neto e tem olho arrancado; relembre o crime

Em 24 de julho, o avô foi brutalmente atacado pelo neto, que arrancou seu olho e desfigurou seu rosto com facadas dentro de um apartamento em Santos, por volta de 15h45. Em seguida, o agressor também cortou e perfurou outras partes do corpo do avô, deixando-o em estado grave.

Vizinhos do aposentado acionaram a Polícia Militar (PM) via 190 após ele ter contado que havia matado o avô. Quando os policiais chegaram, encontraram o neto alterado, o que levou os agentes a usarem uma arma de choque para contê-lo.

Ao entrarem no apartamento, os policiais encontraram manchas de sangue e o idoso gravemente ferido. Contudo, apesar do estado crítico, o idoso confirmou que o neto o atacou e o esfaqueou.

Uma ambulância socorreu o idoso e o levou ao Pronto-socorro da Santa Casa de Santos, onde ele permaneceu internado e recebeu alta em 15 de agosto. Os policiais relataram que o local estava revirado, indicando uma luta corporal entre os dois.

A polícia, então, levou Hariel para a UPA Zona Leste, onde passou por avaliação psiquiátrica. A Delegacia de Santos registrou o caso como tentativa de homicídio.

Veja também:

Autor

Mais lidas
Foto: Arquivo pessoal

Mulher tenta vender bebê por R$ 1,2 mil na orla de Praia Grande

Avenida Ruy Rodrigues em Campinas terá novos radares

Grave acidente na SP-055 em Peruíbe deixa duas pessoas mortas

Jovem de 21 anos desaparece após se afogar no mar em Praia Grande

Empresário é encontrado morto em Americana

VEJA TAMBÉM