fbpx
Search
Close this search box.

Prefeitura de Americana entrega Residencial Vida Longa

Projeto terá 13 moradores a partir de janeiro de 2025

Fotos: Marilia Pierre/Prefeitura de Americana

O prefeito de Americana Chico Sardelli (PL) entregou nesta terça-feira (17) o Residencial Vida Longa, definido como Serviço de Acolhimento em República para Pessoas Idosas.

O investimento que foi de aproximadamente R$ 4,5 milhões, fica localizado na Rua Lúcio Alves, nº 60, no bairro Jaguari. A inauguração contou com as presenças do vice-governador do Estado, Felício Ramuth, e do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto.

O prefeito de Americana diz que através do projeto os idosos terão total amparo, sendo promovida a cidadania e o bem-estar dos beneficiados.

Com uma área de 8,7 mil metros quadrados o residencial conta com 28 casas, quiosque, espaço de ginástica, salão de festas e horta. Os idosos não pagarão aluguel, água e energia elétrica. Os mobiliários foram comprados pelo Estado.

As moradias do Vida Longa possuem cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. As casas também são todas adaptadas para garantir a segurança dos moradores com barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, contendo também portas e corredores largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos e piso antiderrapante.

O projeto Vida Longa é direcionado a pessoas idosas, que vivem sozinhas ou com laço familiar fragilizado. Para conseguir participar os idosos devem morar há pelo menos dois anos no município, ter uma renda de até dois salários mínimos e autonomia para realizar tarefas diárias.

Saiba como participar do Residencial Vida Longa em Americana

Para o atendimento os idosos devem passar por avaliação a partir do acompanhamento social realizado pre CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), sendo encaminhados para o CREA (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de acordo com a situação de risco social na qual estão classificados.

Logo após as avaliações os candidatos serão encaminhados para o residencial, com uma equipe multidisplinar composta por coordenador, técnicos, auxiliares de cuidadores e agente administrativo a disposição.

O projeto construído em terreno cedido pela prefeitura americanense será gerido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), com previsão para ínicio de atividades a partir de janeiro com a mudança de 13 moradores.

Autor

Mais lidas
Foto: Arquivo pessoal

Mulher tenta vender bebê por R$ 1,2 mil na orla de Praia Grande

Avenida Ruy Rodrigues em Campinas terá novos radares

Grave acidente na SP-055 em Peruíbe deixa duas pessoas mortas

Jovem de 21 anos desaparece após se afogar no mar em Praia Grande

Empresário é encontrado morto em Americana

VEJA TAMBÉM