Nesta sexta-feira (20), o prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), cumpriu o que prometeu na campanha ao anunciar um secretariado técnico.
“Escolhi um time de pessoas com currículo técnico e conhecimento da área”, disse o prefeito eleito. “A tarefa de cada um é consertar o que está errado e melhorar o que está funcionando direito”, reforçou Helinho Zanatta.
Helinho Zanatta apresentou os secretários numa entrevista coletiva num hotel da cidade. O deputado estadual Alex Madureira (PL) participou do anúncio do secretariado. Ele terá um papel vital na gestão, reforçando a ponte entre a Prefeitura e o governo de São Paulo. Na campanha, o governador Tarcísio apoiou Helinho e prometeu uma forte parceria com Piracicaba.
O perfil técnico dos secretários está evidente nos cargos responsáveis por resolver os dois principais temas da campanha deste ano: saúde e água. Para a Saúde, o prefeito eleito convidou o seu vice, o doutor Sérgio Pacheco. Médico cardiologista e intensivista, Pacheco já dirigiu vários serviços de saúde em São Paulo, Piracicaba e São Pedro.
O Presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) será Ronald Pereira. Ele foi diretor-geral do SAAE (de 2017 a 2019 e de 2021 a 2022), em Sorocaba. No Estado, foi diretor no DAEE (de 2019 a 2020) e atuou na Sabesp (de 2020 a 2021), contribuindo diretamente na despoluição do Rio Pinheiros.
Outra secretaria com alta demanda da população, a da Educação, também terá um perfil técnico: Juliana Vicentini, formada em Pedagogia e Letras, com mais de 20 anos de experiência na rede estadual. Além de Juliana Vicentini, Helinho Zanatta terá outras cinco mulheres no primeiro escalão da Prefeitura.
A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social será Fernanda Varandas, doutora em Serviço Social, com dois livros sobre o tema.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico será Thaís Fornicola, executiva com mais de 20 anos de experiência no setor de energia renovável e consultoria, reconhecida pela Forbes como uma das 100 Mulheres Poderosas do Agronegócio.
A secretária de Finanças será Karla Lovato e a secretária de Administração, Miriam Lidia Ferreira. A primeira-dama Valkiria Callovi responderá pelo Fundo Social de Solidariedade. Ela é Graduada em Serviço Social, Pedagogia e Filosofia.
O Secretário Municipal de Obras e Zeladoria será Luciano Celêncio, formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba, com especializações em Edificações, Perícias Judiciais, Saneamento e Pavimento.
Meio Ambiente ficou com Marcos Bucci, biólogo e mestre em Engenharia de Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie, com 37 anos de experiência no setor ambiental.A Habitação vai ser comandada por Álvaro Saviani, graduado em Administração e pós-graduado em Finanças e Controladoria pela EEP/FUMEP.
O engenheiro agrônomo Mauricio Perissinotto será o Secretário de Agricultura e Abastecimento. Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, doutor em Agronomia, ele atua, desde 2008, na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. O Secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras será Roger Carneiro e a Secretaria Municipal de Ação Cultural ficou com Carlos Beltrame.
O ex-delegado de Polícia Haroldo Fernando Amaral será o Corregedor Geral e o Procurador Geral será o advogado Marcelo Magro Maroun, com 30 anos de experiência e especialista em Direito Ambiental, Público, Administrativo e Licitações. Maroun também lidera o Conselho Deliberativo do Esporte Clube XV de Novembro.
Completam o time o secretário de Governo João Victor Blasco e Francisco Duarte, que ocupará a Chefia de Gabinete.
Helinho Zanatta afirmou que todos têm de priorizar o resultado na ponta, para a população de Piracicaba.
“A nossa percepção, como cidadão, era a mesma da maioria da população de que há muitos problemas antigos a serem desenrolados”, disse ele, lembrando da fila da saúde e da falta de água.
“Temos agora a grande responsabilidade de fazer mudanças estruturais importantes e todos os secretários precisam oferecer uma gestão de resultados, que é o que a população espera”.