O ator e diretor Ney Latorraca, de 80 anos, que faleceu nesta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro, foi vítima de sepse pulmonar. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul, para tratar um câncer, diagnosticado em 2019, que retornou este ano.
Em agosto de 2024, o ator recebeu a notícia de que seu câncer de próstata havia se espalhado para outras áreas, causando metástases. Ney estava lutando contra a doença, mas, infelizmente, a complicação levou à sua morte, após uma sepse pulmonar.
Sepse pulmonar
A sepse é uma resposta imunológica grave que ocorre quando o corpo tenta combater uma infecção, de acordo com a Ministério da Saúde (MS).
Cerca de 400 mil brasileiros enfrentam sepse a cada ano, e 60% dos adultos diagnosticados acabam falecendo. A falta de diagnóstico precoce causa a alta taxa de mortalidade, pois muitos sintomas se confundem com os de outras doenças.
No caso de Ney, a sepse pulmonar se desenvolveu após a infecção nos pulmões, agravada pelo estado de saúde debilitado. Esse tipo de sepse é comum em pacientes com imunidade comprometida, como o ator, que estava enfrentando a recaída do câncer.
A sepse pulmonar exige tratamento imediato com antibióticos, corticoides e hidratação intravenosa. A infecção grave pode comprometer vários órgãos, tornando-se fatal caso não tratada a tempo.
Quem foi Ney Latorraca?
Ney nasceu em Santos, no litoral paulista, em 28 de janeiro de 1943, mas fez de São Paulo sua base profissional, onde construiu uma carreira sólida que o tornou um ícone do entretenimento nacional.
Estreou em 1975 na novela Escalada, da TV Globo, e trabalhou em várias novelas e programas de humor.
Além disso, destacou-se como Quequé, em Rabo de Saia (1984), o vampiro Vlad em Vamp (1991) e o personagem Barbosa no programa TV Pirata. Entre 1990 e 1991, trabalhou no SBT, atuando na novela Brasileiros e Brasileiras.
Com uma personalidade carismática e uma presença de palco única, conquistou fãs de todas as idades e continua sendo lembrado como um dos grandes nomes da atuação no Brasil.
Veja também:
*Com informações de Wagner Lauria Jr, do SBT News