Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Chuva em Capivari: Rio sobe para 3,80 metros e deixa 50 famílias desalojadas

A cidade tem 36 pontos de alagamento na noite deste domingo (29)
Capivari manhã de domingo (29)

Capivari na manhã deste domingo. Foto: Tiago Ferreira/Divulgação Prefeitura de Capivari

A chuva voltou a castigar a cidade de Capivari, no interior de São Paulo, neste domingo (29). Até a noite, haviam 50 famílias desalojadas e 36 pontos de alagamentos no município, segundo a prefeitura. O Rio Capivari chegou ao nível de 3,80 metros, sendo que ele transborda ao atingir 2 metros.

Os moradores devem voltar às suas residências assim que a água baixar. Eles estão abrigados no Ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pellegrini ‘Ronaldão’ e na Escola Integral Professor Aldo Silveira. De acordo com a Defesa Civil do estado de São Paulo, 141 pessoas ficaram desabrigadas e 42 residências foram afetadas.

O acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 38 mm em Capivari, segundo dados das estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“Além disso, 56 moradores ficaram desalojados e foram acolhidos por parentes e amigos. Os bairros mais atingidos foram: Santa Rita de Cássia, Moretto, Residencial Santo Antônio, Padovane, Jardim Elisa, Nova Aparecida, Estação, Vila Cardoso, Vila Clemente, Vila Fátima, Cancian, Rossi, Coriolano, Flamboyant e Vila Balan”, informou a Defesa Civil na noite deste domingo.

Rua em Capivari na noite deste domingo (29). Foto: Lígia Braggion/SeuJornal

Defesa Civil emite alerta nos celulares dos moradores de Capivari

Como medida preventiva, a Defesa Civil emitiu um alerta por meio do sistema Cell Broadcast, classificado como severo, para informar e proteger a população diante do cenário de risco alto para inundações.

O alerta foi direcionado especificamente às áreas de risco. O sistema foi utilizado pela primeira vez no estado durante o Natal, no dia 25 de dezembro, em Campinas.

Leia também:

Sentiu seu celular vibrar em Campinas? Defesa Civil emite alerta extremo de chuva


Continua após a publicidade

Defesa Civil do estado de São Paulo diz que enviará equipe a Capivari nesta segunda-feira (30)

Nesta segunda-feira (30), equipe da Defesa Civil do estado de São Paulo deve estar na cidade de Capivari para se reunir com o Coordenador Municipal de Defesa Civil.

Após a reunião, as áreas afetadas pelos fortes chuvas dos últimos dias serão vistoriadas. Os dois abrigos emergenciais montados pelo município também serão visitados pelos agentes estaduais.

O estado já ofertou apoio ao município e durante as vistorias será dimensionada a necessidade e quantidade dos itens necessários.

Previsão do tempo para a madrugada no estado de São Paulo


Nas próximas horas até a madrugada de segunda-feira (30), o tempo seguirá instável, com condições para precipitações na região oeste, noroeste e faixa leste do estado de São Paulo.

Além disso, as temperaturas tendem a diminuir, condicionando uma sensação térmica mais amena. Logo, recomenda-se estar preparado para essas variações climáticas.

Como o solo já se encontra encharcado, recomenda-se atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco para transtornos.

* Colaborou: Rodrigo Lima/Produção VTV SBT

Autor

Mais lidas
bike-santos-gratis (2)

Adolescentes confessam roubo a corrente de mulher que corria na orla de Santos

Mar ressaca onda mar avanço Susan Hortas Prefeitura Santos

NASA aponta que aumento do nível do mar fará cidades do litoral sumirem

Arca de Noé Elias Nuull Unsplash

Grupo vai cavar montanha para tentar achar a Arca de Noé

casal encontrado morto em chácara

Casal é encontrado morto em caminhonete com as mãos amarradas

preservativo_-_julia_prado_-_ministerio_da_saude.webp

O Que é Stealthing? Justiça de SP determina aborto legal nesses casos

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.