Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Surto de virose no Litoral de SP pode estar relacionado a esgoto

Despejo irregular estaria contaminando o mar, de acordo com suspeitas
81F06BFA-B6FD-44C7-8B0C-A9FEE6B5075D

Prefeitura de Guarujá notificou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para investigar possíveis vazamentos de esgoto na Praia da Enseada. A suspeita é que o despejo irregular esteja contaminando o mar, contribuindo para o aumento dos casos de virose na Baixada Santista desde dezembro.

A administração municipal coletou amostras da água, enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, para determinar a relação entre a contaminação e os casos de gastroenterocolite aguda. A Sabesp, por sua vez, afirma monitorar o sistema e sugere que as chuvas fortes possam ter sobrecarregado a rede de esgoto devido à entrada irregular de água pluvial.


Continua após a publicidade

O surto de virose tem causado superlotação em hospitais e sobrecarregado unidades de saúde em diversas cidades da região. Farmácias consultadas pela reportagem relatam dificuldade em atender à demanda por medicamentos usados no controle dos sintomas, como analgésicos e antitérmicos.

Os principais sintomas incluem diarreia, vômitos, cólicas e febre, com duração de até uma semana. Autoridades de saúde alertam para os riscos de desidratação, especialmente em crianças e idosos, e reforçam a necessidade de cuidados com a higiene e o consumo de água potável.

Viroses na Baixada Santista

Cidades como Guarujá e Santos lideram o número de atendimentos relacionados às viroses. Veja abaixo a lista com os dados de casos por município:

  • Bertioga: 300 casos no Hospital Municipal.  
  • Cubatão: 184 atendimentos em janeiro (dados de dezembro não divulgados).  
  • Guarujá: 2.064 atendimentos em dezembro (1.457 em novembro).  
  • Itanhaém: 790 casos registrados.  
  • Mongaguá: Aumento de 10% no Pronto-Socorro Central e 15% no hospital.  
  • Peruíbe: Sem aumento significativo, segundo a prefeitura.  
  • Praia Grande: Não há surto, mas atendimentos estão em alta.  
  • Santos: 2.264 casos em dezembro e 273 nos primeiros dias de janeiro.  
  • São Vicente: 1.754 casos em dezembro (1.657 em novembro).  

Para lidar com a situação, Guarujá ampliou o horário de funcionamento de unidades básicas e reforçou as equipes médicas em locais de maior demanda. As prefeituras também destacaram a necessidade de melhorias no saneamento e maior fiscalização para evitar despejos irregulares.

Apesar do surto, o litoral paulista segue atraindo turistas. Somente entre sexta-feira (3) e sábado (4), mais de 123 mil veículos desceram a serra rumo às praias, segundo a Ecovias.

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto em Itanhaém, SP

Em Itanhaém, cidade com 790 casos registrados até a última atualização, moradores denunciaram a existência de um esgoto a céu aberto que se estende pela Avenida Mário Covas Júnior, do Cibratel até a Praia do Gaivota. A situação, relatada ao VTV News na última quinta (2), teria causado mau cheiro e prejudicado a saúde de animais na região. O odor, segundo relatos, pôde ser sentido a três quarteirões da orla.

O vazamento, que teria começado em 27 de dezembro, motivou moradores a acionarem a Prefeitura de Itanhaém. A analista Bianca Oliveira, de 25 anos, moradora do Condomínio Marambaia, criticou a situação. “Em pleno 2025, é inaceitável que a segunda cidade mais antiga do Brasil ainda enfrente esgoto a céu aberto, prejudicando o meio ambiente, a saúde pública e o turismo”, afirmou.

A administração municipal confirmou que abriu um procedimento administrativo contra a Sabesp, responsável pelo sistema de saneamento. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente informou aplicar uma nova autuação, com multa, e que técnicos avaliaram os impactos ambientais na região na sexta-feira (3). O valor da penalidade será definido com base nos danos causados.

Além disso, a prefeitura cobra a Sabesp para substituir toda a rede coletora de esgoto no trecho entre o Cibratel e o Gaivota. Em nota, a Sabesp informou que já realizou a manutenção necessária, regularizando o sistema no local. A empresa afirmou ainda que as fortes chuvas da noite anterior sobrecarregaram a rede devido a contribuições irregulares de água pluvial.

O que são viroses? Especialista explica

Virose é um termo usado para descrever infecções causadas por vírus, abrangendo doenças gastrointestinais e respiratórias. Segundo o infectologista Dr. Ricardo Bonifácio, elas incluem condições como resfriados, pneumonias, diarreia e vômitos. O termo se popularizou por englobar várias infecções virais de maneira simplificada.

A transmissão ocorre principalmente por contato com pessoas infectadas, especialmente por gotículas respiratórias. Também pode acontecer por meio do ambiente, em locais com aglomeração. O período de incubação é curto, geralmente entre 12 e 24 horas, favorecendo a rápida disseminação.

Os sintomas variam conforme o tipo de vírus. Vírus como rotavírus e norovírus, por exemplo, causam náuseas, vômitos e diarreia ao afetarem o sistema gastrointestinal. A febre, por sua vez, é uma resposta comum do organismo a infecções virais de diferentes tipos.

As viroses são mais frequentes em períodos de calor e maior interação social, como no verão. Fatores como aglomerações em praias ou eventos facilitam a transmissão. Locais turísticos, como o litoral paulista, se tornam pontos de rápida disseminação viral nessas condições. (Confira mais dicas abaixo)

Veja também:


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

mortes influenza

Campinas registra mais 9 mortes por Influenza

cpat mutirão entrevistas

CPAT realiza mutirão de entrevistas para vagas no setor farmacêutico

P. Diddy condenado (Foto: Reprodução / SBT News)

Diddy é condenado por transporte para fins de prostituição, mas absolvido das acusações mais graves

Banco Central Rafa Neddermeyer Agência Brasil

Banco Central confirmou um ataque cibernético que atingiu prestadora de serviços

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.