fbpx
Search
Close this search box.

Pinos de cocaína são encontrados pela Sabesp em rede de esgoto

Empresa foi acionada para operar sistema de esgoto e encontrou materiais

Uma grande quantidade de pinos plásticos usados para armazenar cocaína foi encontrada em um poço de visita da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) durante uma manutenção no sistema de esgoto, em Santos. O material, junto a uma garrafa de bebida alcoólica, estava localizado no cruzamento das avenidas Waldemar Leão e Rangel Pestana. As imagens foram divulgadas pelo vereador Benedito Furtado (PSB).

Os pinos de cocaína foram encontrados no poço de visita, utilizado pela Sabesp para vistorias e manutenções, na última sexta (3), conforme apurado pelo VTV News. A área é de acesso restrito aos profissionais da companhia, que realizam serviços para garantir o funcionamento adequado do sistema de esgoto. O material foi registrado nas redes sociais no sábado (4), e causou revolta entre os moradores da região.

A descoberta dos pinos ocorreu após o aumento de casos de virose na Baixada Santista, o que levou Guarujá e Itanhaém a notificarem a Sabesp sobre vazamentos de esgoto, além de um procedimento administrativo. Embora o incidente não tenha ligação direta com as doenças, destaca a presença de outros poluentes na água.

Denúncia

Em entrevista, o vereador relatou como ficou sabendo da denúncia. “Sábado, fui tomar um café com alguns amigos e recebi uma mensagem com três fotos. Quando vi, fiquei abismado. Eu estou acostumado a ver pinos de cocaína na rua, na praia, nos jardins, mas nunca imaginei que pudesse haver essa gravidade”, contou Furtado.

“Acho que a gente sempre vê pinos, mas nunca pensou na quantidade e na origem. Quando vi que estavam na rede de esgoto, achei que poderiam ter vindo dos vasos sanitários, não tem outra explicação”.

De acordo com pesquisas anteriores, foi detectado um alto índice de cocaína no mar da Baixada Santista, com a presença de 500 nanogramas da droga a cada litro de água. O vereador Benedito Furtado, ainda, expressou sua preocupação com a descoberta, alertando sobre o perigo da poluição das praias e canais locais.

Diversos pinos de cocaína e lixo foram encontrados em um poço de visita localizado no cruzamento de avenidas em Santos – Reprodução: redes sociais

Limpeza

Furtado também mencionou que a Sabesp já havia feito a limpeza do sistema de esgoto no dia seguinte à constatação do problema, mas ponderou sobre a necessidade de uma manutenção regular. Por fim, destacou que a publicação foi, em parte, um desabafo, com a intenção de chamar a atenção para a gravidade da poluição.

A Prefeitura de Santos foi contatada e destacou que a responsabilidade pelo poço é da Sabesp. Por sua vez, a companhia alertou que o descarte incorreto de materiais – como embalagens plásticas, lenços, cotonetes, preservativos, gordura, entre outros – por meio de vasos sanitários, pias ou tanques, prejudica o funcionamento da redes coletoras.

“Lugar de lixo é no lixo”, disse a Sabesp, em nota. A companhia também afirma realizar regularmente a limpeza das tubulações na Baixada Santista, removendo resíduos dos sistemas de esgotamento sanitário por meio dos poços de visita para garantir o seu funcionamento adequado.

Autor

Mais lidas

Jovem morre ao gravar vídeo em cima de moto em Americana

Colisão entre carro e carreta mata motorista e interdita Dom Pedro

Motociclista morre após bater contra árvore em Campinas

Bombeiro de folga salva bebê engasgado com a própria saliva em Praia Grande; Vídeo

Mítico, do podpah, tem vídeo íntimo vazado na internet

VEJA TAMBÉM