Cubatão apresenta a construção do protótipo das Casas Flutuantes, instalado no Píer do Casqueiro (R. Maria Graziela, 447). O modelo inédito, que será implantado na Vila dos Pescadores, é o primeiro a integrar sustentabilidade e eficiência para os moradores com um programa de urbanização.
As casas são construídas sobre uma laje de madeira e utilizam o sistema Wood Frame, que combina madeira tratada com revestimento de Siding Vinílico. Essa estrutura garante durabilidade, leveza e rapidez na montagem, além de permitir a instalação de sistemas elétricos e hidráulicos sob a construção.
Segundo a Prefeitura de Cubatão, o projeto também incorpora o uso de aço naval, reforçando a resistência das casas, e conta com um sistema de coleta própria de esgoto, contribuindo para a preservação ambiental. (confira o vídeo abaixo)
No total, 80 unidades serão construídas, inicialmente destinadas a abrigar temporariamente famílias da Vila dos Pescadores durante as obras de urbanização no bairro. Cada unidade terá uma garantia de 25 anos.