Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Governo revoga mudanças no Pix após repercussão negativa

Lula decidiu revogar a medida proposta pela Receita Federal
pix caixa

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, em uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (15), a revogação das mudanças propostas pela Receita Federal no monitoramento de transações realizadas pelo Pix.

A medida, prevista em portarias anteriores, exigia que bancos e instituições financeiras enviassem informações detalhadas sobre todas as movimentações realizadas pelo sistema, caso ultrapassem mensalmente o valor de R$ 5 mil, para pessoas físicas e R$ 15 mil para Pessoas Jurídicas, empresas.

A decisão ocorre após forte repercussão negativa entre especialistas, entidades do setor financeiro e usuários do Pix. As críticas se concentraram no risco à privacidade, no aumento da burocracia e na possibilidade de desconfiança dos cidadãos em relação ao sistema de pagamentos.

A Receita Federal justificava a proposta como uma forma de combater crimes financeiros e sonegação fiscal, mas não conseguiu conter o impacto negativo.

Durante a coletiva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que a revogação busca “evitar desgastes desnecessários” e garantir que as regras respeitem o equilíbrio entre fiscalização e proteção de dados. Haddad também mencionou que o governo está aberto ao diálogo para discutir medidas futuras com o setor financeiro.


Continua após a publicidade

O Pix, lançado em 2020, é atualmente o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, com mais de 35 milhões de transações diárias. A decisão de revogar as mudanças reforça a preocupação do governo em preservar a confiança dos brasileiros em um sistema essencial para a economia do país.

Autor

  • Maycon Leão

    Correspondente da VTV em Brasília. Direto da capital federal, atualiza os bastidores da politica e as movimentações que afetam nossa região.

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

FBI PF Terrorismo Relatório Polícia Federal

Relatório do FBI leva PF a desarticular atos de terrorismo

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );