Uma imagem de satélite que mostra palavras como “help” (socorro), “trafficking” (tráfico),“terrorism” (terrorismo) escritas em um terreno baldio na California, nos Estados Unidos, tem viralizado nas redes sociais desde o último domingo (26).
A imagem mostra um terreno próximo à ponte César Chavez, em Los Angeles. A descoberta no Google Maps, compartilhada no X (antigo Twitter), gerou uma onda de teorias sobre possíveis atividades criminosas, como tráfico de pessoas, e até mesmo sobre uma desesperada tentativa de pedir ajuda.
Moradores que investigaram a área pessoalmente confirmaram que as mensagens foram deixadas por um homem, identificado como José. O terreno ao redor está repleto de entulho e veículos abandonados, além de ser um local frequentado por outros sem-teto. Relatos indicam que ele vive sob um viaduto nas proximidades.
Ok so apparently Jose is writing all the HELP signs and the dog is named SUS…a boy named SUS pic.twitter.com/ffkzkkLGwM
— LAguy (@LAguy310) January 26, 2025
O que dizem as autoridades?
De acordo com a ABC News, a polícia de Los Angeles esteve no local no domingo e não encontrou qualquer sinal de atividade criminosa ou ameaças. A investigação revelou que as mensagens não representam risco à segurança pública.
Em paralelo, a polícia, por meio de sua divisão central no X, informou que já tentou diversas vezes entrar em contato com José, mas ele recusou ofertas de abrigo ou atendimento de saúde mental.
Continua após a publicidade
O terreno em questão pertence à Union Pacific, empresa ferroviária responsável pela área. Em nota, a companhia afirmou que o homem invadiu a propriedade várias vezes para deixar as mensagens, que também foram encontradas em terrenos vizinhos.
We’ve had several different contacts with the individual you speak of. He has refused housing or a mental health evaluation. There is no evidence of Human Trafficking. He has been at the location for a few years.
— LAPD Central Division (@LAPDCentral) January 27, 2025
Como encontrar as coordenadas dos pedidos de socorro no Google Maps?
Se quiser explorar o local, basta usar as coordenadas 34°03’17.1″N 118°13’33.3″W no Google Maps.
Usuários, curiosos com o episódio, até criaram uma localização personalizada chamada “Help Road” (“Rua da ajuda”). Isso se tornou uma referência para o acontecimento.