Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Saiba como denunciar casos de assédio durante o carnaval

Foliões devem ficar atentos a locais destinados a policiais e seguranças durante o Carnaval
Multidão no Carnaval

Sinônimo de alegria e folia, o carnaval pode, por muitas vezes, ser também um momento em que criminosos se aproveitam das multidões para abusar ou assediar sexualmente homens e mulheres em meio à música alta. Pensando nisso, a VTV News decidiu reunir, neste texto, algumas orientações de como proceder em casos de assédio durante o carnaval e como denunciar agressores.

Um sinal de mão pode salvar vidas

Prática adotada já há alguns anos, o sinal de mão que foi popularizado por meio das redes sociais pode vir a salvar vidas em casos de violência contra as mulheres.

Para denunciar um assédio durante o carnaval, caso a vítima precise agir de forma discreta, basta realizar três movimentos com a mão. Inicialmente, é necessário apontar a palma da mão para quem você está tentando chamar a atenção. Em seguida, é necessário encostar o polegar na palma da mão. Por fim, basta fechar os outros dedos por cima do polegar, ocultando o dedo de forma completa.

Esta medida vem sendo adotada por funcionários de segurança e atendimento de bares e outros estabelecimentos em todo o País. Chamado de ‘#SignalForHelp’, o sinal já existe desde 2020 e tem sido fundamental para ajudar vítimas de violências de vários tipos em todos os cantos do planeta.


Continua após a publicidade

Disque denúncia segue sendo eficaz

Além do sinal de mão, os telefones de denúncia também seguem sendo métodos eficazes para acionar as autoridades da forma mais rápida possível. Além do tradicional 190, que conecta a pessoa diretamente à Polícia Militar, há também a possibilidade de acionar o 181. Neste caso, a denúncia é feita de forma anônima e a polícia irá conferir as informações da denúncia.

Fique atento

Por fim, é sempre bom lembrar que, ao chegar a seu destino, seja um bloquinho de Carnaval, ou em outro local, fique atento às áreas destinadas às equipes de segurança, como policiais e outros profissionais. E ao presenciar algum crime de assédio, basta denunciar o ocorrido diretamente no local.

Autor

Mais lidas
Palmeiras Fortaleza Cesar Greco Palmeiras

Saiba onde assistir Bolívar x Palmeiras pela Libertadores

homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.