Com direito a presenças do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o edital da construção do túnel Santos-Guarujá foi lançado, em caráter oficial, no começo da tarde desta quinta-feira (27), em Santos.
O lançamento do edital representa mais um passo na construção do túnel submerso que fará a ligação entre a principal Cidade da Região e a Pérola do Atlântico. Além disso, a cerimônia coloca ponto final em uma espera de quase 100 anos, uma vez que a primeira idealização do projeto do túnel submerso foi citada pela imprensa caiçara em 1927.
Primeiro equipamento do tipo em toda a América Latina, o túnel encurtará, para pouquíssimos minutos, o trajeto entre o cais de Outeirinhos, que fica localizado no bairro do Macuco, em Santos, ao Linhão da Codesp, no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.
A obra está estimada em R$ 6 bilhões e deverá gerar quase 10 mil vagas de emprego.
Continua após a publicidade
Demanda para ir de uma Cidade à outra é alta
De acordo com dados do Governo do Estado de São Paulo, aproximadamente 21 mil veículos, entre carros e motos, utilizam os serviços das barcas e balsas entre Santos e Guarujá. Além disso, quase 8 mil ciclistas também fazem o mesmo trajeto em 24 horas.
Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, oito empresas já demonstraram algum interesse no leilão do túnel Santos-Guarujá. A expectativa é de que as obras se iniciem entre o fim de 2025 e o início de 2026.