Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Seca na Região Norte afeta transporte e reforça urgência em investimentos

Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e Instituto Brasileiro de Infraestrutura defendem concessões e dragagem
WhatsApp Image 2025-03-06 at 08.12.54

A seca severa na região Norte tem afetado diretamente a navegação interior e comprometido o escoamento de cargas essenciais para a economia do país. O Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) e a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos defendem a necessidade de investimentos urgentes em dragagem e concessões para minimizar os impactos das mudanças climáticas.

Segundo o presidente do IBI, Mario Povia, a movimentação de cargas via hidrovias registrou uma queda no último ano, resultado direto da crise climática. “Tivemos um decréscimo na movimentação, muito por conta de questões climáticas. Tivemos problemas na região Norte, no extremo Sul do país. Se não há infraestrutura adequada, o escoamento é prejudicado e os números refletem isso”, explica.

A navegação interior é uma das alternativas mais eficientes e sustentáveis para o transporte de cargas no Brasil. Com menor custo logístico e impacto ambiental reduzido em comparação ao modal rodoviário, as hidrovias poderiam ser a solução para o escoamento de grãos, minérios e combustíveis. No entanto, a falta de investimentos faz com que o setor continue operando abaixo do seu potencial.

Para solucionar esse gargalo, uma das propostas em estudo é o modelo de concessão das hidrovias, permitindo que a iniciativa privada invista na infraestrutura e na manutenção das rotas fluviais. “Estamos falando de investimentos fortes. Tanto na região Norte, quanto no Centro-Oeste e no Sul do país, precisamos consolidar essas hidrovias para garantir um transporte mais eficiente e competitivo”, reforça Povia.


Continua após a publicidade

Além do impacto econômico, o transporte hidroviário também contribui para a redução das emissões de gases do efeito estufa, sendo uma alternativa ambientalmente sustentável para o escoamento de cargas. “Essas hidrovias conversam melhor com a questão ambiental. Temos menos emissões de gases poluentes e, do ponto de vista econômico, fretes mais baratos. Para longas distâncias, a navegação interior é muito mais competitiva”, completa o presidente do IBI.

Com a seca cada vez mais frequente e severa, o país precisa acelerar investimentos e garantir a estrutura necessária para que a navegação interior se torne um modal confiável e eficiente. A Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos segue acompanhando o tema e pressionando por soluções definitivas.

Autor

  • Maycon Leão

    Correspondente da VTV em Brasília. Direto da capital federal, atualiza os bastidores da politica e as movimentações que afetam nossa região.

Mais lidas
homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

Corinthians x Racing-URU

Saiba onde assistir Corinthians x Racing-URU pela Sul-Americana

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.