Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Nova José Paulino: veja o que mudou na rua central de Campinas

A Prefeitura entregou, nesta segunda-feira (31), a obra de requalificação da via, que agora é mais segura, acessível e voltada à mobilidade ativa.
Carlos Bassan

A nova rua José Paulino, uma das principais do Centro de Campinas, foi finalmente concluída, após cinco meses de atraso. A Prefeitura entregou, nesta segunda-feira (31), a obra de requalificação da via, em um evento realizado com o prefeito Dário Saadi e vereadores da base governista.

O que foi feito?

Prefeitura concluiu modificações em uma das ruas mais movimentadas de Campinas

A renovação da José Paulino abrange o trecho entre as avenidas Moraes Salles e Orosimbo Maia — são 835 metros e nove quadras revitalizadas. Foram implantados novo calçamento, piso tátil, rampas de acessibilidade, ciclofaixa, faixa exclusiva para ônibus e novos abrigos com padrão “Glicério”. Além disso, a nova rua José Paulino ganhou bancos, lixeiras, floreiras de concreto e 10 mil mudas de flores ao longo do trajeto.


Continua após a publicidade

Linhas de ônibus voltam a circular

O trecho revitalizado conta com novas paradas e abrigos com acessibilidade feitos pela prefeitura

A partir desta terça (1º), as linhas 249 (Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos) e 362 (Parque Brasília I) voltam a circular pela nova rua José Paulino. Elas voltam a parar entre as ruas Ferreira Penteado e Dr. Costa Aguiar e também na General Osório. Deixam de parar na Moraes Salles e na Irmã Serafina.

No total, o trecho revitalizado conta com nove paradas e 10 novos abrigos com acessibilidade, iluminação e assentos individuais. A faixa exclusiva para ônibus funciona de segunda a sexta, das 6h às 8h e das 16h às 19h.

Ciclistas, pedestres e táxis

A prefeitura anunciou calçadas mais largas e acessíveis, além de um novo ponto de táxi

A nova ciclofaixa tem 850 metros e fica no lado esquerdo da via, interligada à ciclofaixa da Campos Sales. O espaço foi sinalizado com tachões e placas. Pedestres agora contam com calçadas mais largas e acessíveis, com piso intertravado, piso tátil e novas rampas.

O ponto de táxi foi posicionado junto à praça da Catedral Metropolitana, na faixa esquerda da via. O local recebeu cobertura e nova sinalização vertical.

Investimento e próxima etapa

Obra custou cerca de R$ 4,4 milhões, segundo prefeitura

A requalificação da rua José Paulino faz parte do Plano de 100 Dias da Prefeitura de Campinas. A obra custou cerca de R$ 4,4 milhões e foi realizada pela Construtora Fênix. A próxima etapa será entre a Moraes Salles e a avenida Aquidabã, que já está em planejamento.


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.