Depois de terminar a primeira fase na liderança do Grupo C com 21 pontos, o Braga eliminou a Inter de Limeira com uma vitória por 3 a 0 nas quartas de final. O Santos também encerrou a fase inicial na primeira posição do Grupo A e passou pela Portuguesa nas quartas com uma vitória por 4 a 2 nos pênaltis após um 0 a 0 no tempo regulamentar.
A equipe de Bragança Paulista chegou até às semifinais do Estadual nos dois últimos anos, porém não conseguiu a vaga para a sonhada decisão. Em 2022, o Massa Bruta perdeu para o Palmeiras por 2 a 1, no Allianz Parque. No ano passado, o Braga foi derrotado por 4 a 2 nos pênaltis para o Água Santa depois de um empate em 1 a 1 nos 90 minutos, na Vila Belmiro.
A última vez que o Braga jogou a final do Paulistão foi no dia 26 de agosto de 1990. Na ocasião, o Massa Bruta sagrou-se campeão estadual ao empatar os dois jogos em 1 a 1 com o Novorizontino e levar o título para casa por ser dono da melhor campanha.
Uma das referências do elenco comandado pelo técnico Pedro Caixinha, o atacante Eduardo Sasha está pronto para disputar sua primeira semifinal com o Massa Bruta e sabe bem o que significa levar o Braga de volta para uma decisão de estadual.
O Massa Bruta venceu os dois últimos duelos contra o Santos com gols do atacante Eduardo Sasha. Pelo Brasileirão de 2023, na Vila Belmiro, vitória por 3 a 1 com Sasha marcando em duas oportunidades e Eric Ramires fechando a conta. Na primeira fase deste Paulistão, vitória por 1 a 0 no Nabizão.