Um grupo de arqueólogos e pesquisadores embarcou em uma verdadeira jornada para tentar provar que encontrou o local de descanso da Arca de Noé. As informações são do portal GBN Britain’s News Channel.
Batizado de ‘Noah’s Ark Scans‘, o grupo investiga uma área que fica 30 quilômetros ao sul do Monte Ararate. A formação rochosa fica no extremo leste da Turquia, próximo à fronteira com a Armênia e a mais de 1.500 km de distância da Capital, Instambul.
Os esforços do grupo se concentram em uma formação chamada de Durupinar, que é especulada, há anos, de ser o local final de descanso da Arca de Noé.
Pelas redes sociais do grupo, os arqueólogos divulgaram imagens de scanners que captaram formações similares com a de um navio. A estrutura está, porém, enterrada a quase 3 metros debaixo da terra.
A estrutura geológica tem mais de 163 metros de extensão e é composta por limonita, um minério de ferro comum. As escavações ainda não foram iniciadas, uma vez que o grupo planeja um esquema de trabalho cuidadoso e que preservará todas as estruturas sem as danificar.
“Essa localização se encontra em uma área de fluxo de terra ativo com invernos severos, então proteger a área é nossa prioridade máxima”, afirma o pesquisador chefe, Andrew Jones.
Continua após a publicidade
Universidades parceiras da Turquia também darão auxílio na busca à Arca de Noé conduzindo uma análise de amostras que determinarão se as estruturas encontradas pelos arqueólogos foram realmente feitas por pessoas.
Um geólogo turco já coletou 22 amostras do solo da área interna e externa do ‘barco’. Análises na Universidade de Ataturk revelaram que havia mais potássio dentro do que fora da estrutura.
“Estas mudanças são consistentes com madeira apodrecida“, afirma o time de pesquisadores.