Alunos dos 9º anos da rede municipal de Educação de Americana poderão participar, ainda em 2025, do programa de intercâmbio oferecido pelo Governo de São Paulo, Prontos Pro Mundo. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (10), durante o evento ‘Investimentos na Educação’.
Para concorrer às bolsas de intercâmbio, os estudantes do 9º ano precisam participar do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2025, que será aplicado em outubro deste ano.
Em Americana, são pouco mais de mil estudantes do 9º ano que são atendidos em cinco escolas municipais: o CAIC Prof. Sylvino Chinelatto (Jardim da Paz) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Milton Santos (Parque Dom Pedro II, na região da Praia Azul), Florestan Fernandes (Morada do Sol), Jonas Corrêa de Arruda Filho (Vila Margarida, na região do São Vito) e Paulo Freire (Parque Novo Mundo).
O programa Pronto Pro Mundo oferece intercâmbio 100% gratuito para o estudante e sua família, com todos os custos e organizações providenciadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Estão incluídos documentos pessoais como passaporte e visto, hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas. Os estudantes recebem também uma bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia no exterior.
Continua após a publicidade
O evento ‘Investimentos na Educação’ contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual de Educação, Renato Feder. O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, participou da cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, representando o prefeito Chico Sardelli. O vereador Levi Rossi também acompanhou o evento.
“O prefeito Chico Sardelli nos pediu para representá-lo neste importante anúncio para a Educação de Americana e a partir de agora vamos incentivar nossas escolas a integrar o programa e oferecer aos estudantes a oportunidade de fazer intercâmbio em outros países, como forma de engrandecimento pedagógico e pessoal”, garantiu Ghizini.