Espanha, Portugal, Andorra e partes de França e Bélgica ficaram sem energia elétrica durante o começo da tarde desta segunda-feira (28) no horário local. De acordo com veículos de comunicação europeus, o ‘apagão’ afetou centenas de cidades da Europa por volta de 13h no horário local, 8h no horário de Brasília. Ainda não se sabe o que levou à queda geral de energia.
De acordo com veículos como EuroNews, Express e The Guardian, o ‘apagão’ atingiu, inicialmente, cidades de Portugal e Espanha. A operadora da Espanha, a Red Eléctrica, afirma que toda a empresa está dedicada a apurar o ocorrido e tentar restabelecer seus serviços.
Devido ao problema, milhões de pessoas de cidades como Madrid e Valencia estão sem luz. O Aeroporto Internacional de Barajas, na Capital espanhola, teve seu funcionamento afetado e os funcionários ficaram sem comunicação devido ao apagão na Europa.
➡️Empezamos a recuperar tensión por el norte y sur peninsular, clave para atender progresivamente el suministro de electricidad.
➡️Es un proceso que conlleva la energización paulatina de la red de transporte a medida que los grupos de generación se acoplen.
Continuamos…
Continua após a publicidade
— Red Eléctrica (@RedElectricaREE) April 28, 2025
Segundo a agência de notícias Reuters, a E-Redes, que administra o sistema elétrico de Portugal, afirmou ao veículo que o problema se trata de um ocorrido continental e não se limita apenas ao país.
Mais informações em instantes…