Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Ministro de Portugal não descarta ataque cibernético sobre apagão na Europa

O ministro afirmou que “há essa possibilidade, mas não está confirmada”. A Europa passa por um grande apagão nesta segunda-feira.
Apagão na Europa pode ter sido causado por ataque cibernético, entenda (Foto: Redes Sociais / x)

Um apagão de grandes proporções afetou países da Europa, como Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e Marrocos nesta segunda-feira (28),. O blackout pode ter sido provocado por um ciberataque, segundo informou o ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida à imprensa. Questionado sobre a possibilidade, o ministro afirmou que “há essa possibilidade, mas não está confirmada”, conforme relatado pela imprensa internacional.

O corte de energia começou por volta das 13h no horário local (8h em Brasília) e deixou cidades inteiras sem luz. Entre as regiões afetadas estão Espanha, Portugal, Andorra e partes da França e Bélgica. Em alguns locais, o apagão interrompeu serviços básicos e comprometeu o funcionamento de aeroportos, como o Internacional de Barajas, em Madri, que registrou falhas de comunicação.

Escala do apagão na Europa levanta suspeitas

Manuel Castro Almeida destacou que a extensão do apagão é compatível com um ataque cibernético, embora a confirmação ainda dependa de investigações mais aprofundadas. “Há essa possibilidade, de fato“, disse o ministro, indicando que ainda possui informações limitadas sobre a causa do incidente.

A operadora espanhola Red Eléctrica informou que mobilizou suas equipes para apurar a origem da falha e restabelecer os serviços. Já a E-Redes, responsável pelo sistema elétrico de Portugal, declarou à agência Reuters que o apagão é um problema continental, e não restrito apenas ao território português.

Milhões afetados e investigações em curso

Veículos internacionais como EuroNews, Express e The Guardian reportaram que, inicialmente, cidades portuguesas e espanholas sofreram as maiores quedas de energia. Em Madri e Valência, milhões de pessoas ficaram sem fornecimento de eletricidade.

Até o momento, as causas do apagão na Europa permanecem desconhecidas, e as autoridades continuam investigando se o incidente foi provocado por falhas técnicas ou por um possível ataque coordenado.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., e ambicioso por política e debates

Mais lidas
Dia da Terra Bhautik Patel Unsplash

Saiba o motivo de hoje ser o Dia Internacional da Mãe Terra

homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.