Amparo recuperou três livros raros que estavam desaparecidos do acervo municipal há cerca de 40 anos, após uma longa investigação policial e um processo jurídico. Entre as obras literárias estão: “Sonhos” (1894), “Evocações” (1898) e “O Império do Brasil na exposição universal de 1873 em Viena d’Áustria” (1873).
Tudo começou com uma denúncia de que as obras com carimbos do acervo de Amparo estavam expostas para venda em um conhecido site de leilões. A Prefeitura então, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, registrou boletim de ocorrência, e com a atuação intensiva da Polícia Civil, conseguiu recuperar as obras na cidade de Ubatuba. Também foi necessário a atuação jurídica para formalizar todo o processo de recuperação dos livros.

Livros raros de Amparo encontrados
- “Sonhos” (1894): é uma obra com poemas de autoria do poeta e jornalista amparense Jorge Pires de Godoy (1862-1929). O livro tem o carimbo do Museu Histórico e Pedagógico “Bernardino de Campos”. O autor é conhecido pelos 16 almanaques com aspectos históricos sobre Amparo.
- “Evocações” (1898) – o exemplar tem grande valor por ser a primeira edição da obra, de autoria do poeta Cruz e Souza (1861-1898).
- “O Império do Brasil na exposição universal de 1873 em Viena d’Áustria” (1873) é uma publicação da Tipografia Nacional, e é ainda mais valioso por conter uma assinatura de próprio punho, escrita com bico de pena/caneta tinteiro, como dedicatória para ofertar o livro de presente a alguém. O exemplar é como uma enciclopédia, com características do Brasil como clima, vegetação, estradas, estados, entre muitas outra informações.

As três obras literárias que possuem um imenso valor histórico-cultural para Amparo, passarão por restauro para retirada de fungo (presente em uma das edições) e encadernação, para depois serem incluídas novamente no acervo de obras raras do Museu Histórico e Pedagógico “Bernardino de Campos”.
Continua após a publicidade