Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

100 dias do governo Daniel Martini em Atibaia; por que a contagem é tão importante?

Os 100 dias de um governo marcam o período mais importante de uma gestão; entenda como foi o balanço em Atibaia.
Prefeito Daniel Martini fala sobre os 100 primeiros dias de governo em Atibaia (Foto: Divulgação/SECOM)

A Prefeitura de Atibaia apresentou neste mês de abril, um balanço dos 100 primeiros dias da nova administração de Daniel Martini (PL). Em um evento voltado à imprensa e influenciadores digitais da região, o governo municipal destacou as principais ações executadas e os obstáculos enfrentados, como o esforço para reequilibrar a “situação fiscal da cidade“. O evento contou com a presença do vice-prefeito, vereadores, secretários municipais e cerca de 50 profissionais da imprensa. 

Os 100 primeiros dias de um governo são tão importantes quanto os 1361 dias restantes de um mandato de quatro anos. A contagem dos cem primeiros dias é uma praxe nas democracias representativas, popularizada pela tradição americana desde o governo do ex-presidente Franklin Delano Roosevelt, em 1933. Na época, o líder do executivo aprovou 76 projetos de lei, e realizou uma série de ações para conter a crise que assolava os Estados Unidos desde 1929.

Logo, a contagem dos 100 primeiros dias de governo tornou-se referência mundial, servindo como um “termômetro governista” para analistas e especialistas. O governo é novo, com apoio popular e forte coalizão política entre os poderes. É o período mais eficaz para implementar projetos e ações importantes de uma gestão.

Continuidade dos Serviços e desafios orçamentários

Durante a apresentação, a prefeitura de Atibaia exibiu um vídeo institucional que abordou as dificuldades financeiras herdadas da administração anterior. O conteúdo serviu como pano de fundo para a fala do prefeito Daniel, que destacou o desafio de manter a prestação dos serviços públicos diante das restrições orçamentárias.

O chefe do Executivo também apresentou um panorama das ações realizadas em diferentes áreas, com destaque para os setores de Saúde, Educação e Infraestrutura. Segundo ele, os primeiros projetos estruturantes estão em andamento e a administração busca formas de garantir eficiência com os recursos disponíveis.

Uma longa intervenção 

Na área da saúde, o prefeito expressou a intenção de encerrar a intervenção na Santa Casa da cidade de Atibaia. Com o fim da intervenção, planeja-se a criação de um hospital municipal, que, na fala do prefeito, “dependendo de como for”, poderá ocupar o atual prédio da Santa Casa. Adicionalmente, está prevista a ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde.

Neste ano, a Santa Casa de Misericórdia passou por uma nova intervenção pelo governo Martini. Em 2022, o até então prefeito Emil Ono havia anunciado outra intervenção, a substituição de Lauro Takao Watanabe e a criação de um plano de ação para reestruturar o local. 

Avaliações externas e experiências passadas

Procurado pela redação, o ex-prefeito de Atibaia e ex-deputado estadual, Beto Trícoli, avaliou sobre o cenário político na cidade: “O Prefeito Daniel Martini  tem experiência no Legislativo, com dois mandatos de vereador, no Gabinete, e no Jurídico da prefeitura em governos anteriores...Então vejo que não terá dificuldades no relacionamento institucional.


Continua após a publicidade

Para Beto, funcionários públicos de carreira que se especializaram ao longo dos últimos anos compõem uma base técnica sólida, resultado de um processo de modernização administrativa iniciado em gestões anteriores. Segundo avaliação do interlocutor com passagem pela administração pública, o orçamento municipal hoje é disciplinado, respeita as leis fiscais e conta com sistemas internos de arrecadação, planejamento, controle e prestação de contas já consolidados.

A principal questão enfatizado pelo ex-prefeito está na na observação por garantias de transparência nas decisões da prefeitura, além de ampliar a participação popular no planejamento urbano. Também foi apontada a necessidade de rever práticas administrativas anteriores à atual gestão, consideradas pelo entrevistado como “problemáticas“, especialmente no SAAE e em processos de aprovação de empreendimentos imobiliários.

“O desafio está na prática efetiva de controle, participação democrática no planejamento da cidade, e, também, na reversão dos episódios de promiscuidade administrativa ocorridos nestes últimos anos… Notadamente no SAAE e nas aprovações de empreendimentos imobiliários”, disse.

Para Beto, o cenário financeiro atual é favorável, com as contas equilibradas mesmo após um período de descontrole e desperdício no final da gestão anterior. Ainda assim, a avaliação é de que é cedo para avaliar amplamente a nova administração.

“Erros e acertos ocorrerão, mas a cidade não pode esperar muito tempo para ver encaminhadas suas demandas, notadamente na Saúde e Educação, na Segurança e mobilidade urbana…Na Habitação, na geração de emprego e oportunidades”, finalizou.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., ambicioso por política e debates

Mais lidas
MEI Simples Nacional Marcello Casal Jr Agência Brasil

Campinas e Santos lideram números de criação de MEIs em 12 meses em SP

homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.