O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro pediu que os fãs que lotarem as areias da Praia de Copacabana no sábado (3) para o show da cantora Lady Gaga devem evitar entrar no mar durante a noite. Os agentes divulgaram nesta sexta-feira (02) o plano operacional para o mega evento.
A estratégia inclui três frentes de atuação: terrestre, aérea e marítima, com o objetivo de garantir a segurança do público. São esperadas mais de 1,6 milhão de pessoas para o show da Lady Gaga.
Ao todo, 12 postos de guarda-vidas atuarão antes, durante e após o espetáculo, garantindo o socorro imediato a banhistas que estejam se afogando no mar. Os bombeiros alertam para o perigo de afogamento, especialmente à noite. A recomendação de não entrar no mar se baseia no risco de afogamento e na experiência de 30 afogamentos durante o show da Madonna em 2024.
A operação em Copacabana contará com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, combatentes, guarda-vidas, tripulantes e operadores de embarcações, pilotos, operadores de drone, além de mergulhadores. Outra recomendação é que o público beba muita água pra evitar o risco de desidratação.
Continua após a publicidade
A corporação também vai empregar uma aeronave, ambulâncias, viaturas de pronto emprego e resposta, quadriciclos, motos aquáticas, barcos infláveis, lanchas, viaturas de busca e salvamento, além de veículos para combate a incêndios, incluindo escadas mecânicas com alcance de mais de 40 metros.