Com mais de 2,8 milhões de turistas, a temporada de verão 2023/2024 se tornou a melhor em Santos dos último oito anos . O levantamento é da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) com hotéis e a estimativa de veículos que vieram ao litoral entre dezembro e fevereiro.
A Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, informou que, entre dezembro de 2023 e fevereiro deste ano, mais de 5,5 milhões de veículos desceram a serra, sendo que 941 mil vieram a Santos. Com estes números, a Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), da Seectur, chegou ao índice de 2,8 milhões de turistas na Cidade, número 7% maior do que na última temporada (2,6 milhões).
Em pesquisa com 13 hotéis da Cidade (universo de 1,4 mil apartamentos), a Sepesq levantou que a média de ocupação durante a temporada de verão ficou em 64%.
O prefeito Rogério Santos comemorou o resultado e explicou que o Município investe em turismo para gerar progresso. “Além das belezas naturais, a Cidade oferece ampla infraestrutura de serviços, hotéis e inúmeras atividades para turistas e moradores com programações no Centro Histórico, na orla e em diversos outros espaços”.
“Temos a segunda maior queima de fogos de Réveillon do Brasil, realizada com organização e em uma Cidade segura. Somado a isso, recebemos a maior temporada de cruzeiros marítimos dos últimos anos, o que evidencia nosso potencial para receber bem as pessoas e mostrar as belezas que temos aqui em Santos”, acrescentou o chefe do Executivo.
Tradicional campeão de visitantes, o Aquário foi o equipamento que atraiu maior quantidade de pessoas, com 147 mil (5% a mais do que na temporada anterior), seguido do Museu do Café (61,7 mil) e da linha turística do bonde (40,2 mil).
A rede hoteleira registrou a melhor média de ocupação desde 2014 e equipamentos turísticos como o Museu Pelé e o bonde bateram recorde de movimentação de passageiros em 2023.
Em todo o País, o faturamento do turismo cresceu no mês de janeiro. O setor atingiu R$ 17,3 bilhões, resultado 2,4% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os números são do levantamento mensal do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda conforme a Fecomercio, o turismo cresceu 22,7% em 2023.