O turismo campineiro tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos, refletindo um cenário cada vez mais promissor para quem aposta na valorização de experiência locais. Dados do Sebrae apontam que o número de empreendedores ligados ao turismo em Campinas, incluindo agências, operadores, serviços de alojamento e reserva de passeios, saltou de 446 em 2019 para 706 em 2024, um aumento de quase 60%.
Fortalecimento da economia e valorização cultural
Esse crescimento no turismo está diretamente ligado ao fortalecimento da economia criativa e à valorização de aspectos culturais, históricos e gastronômicos do município, que tem se destacado como polo de inovação e turismo regional.
Segundo Eros Vizel, diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, os números refletem o investimento contínuo da cidade na estruturação do setor e também o interesse crescente da população em atuar nessa área.

“Campinas é um território fértil para o turismo, com grande diversidade de atrativos, que gera novas oportunidades para uma população empreendedora. O aumento no número de profissionais e negócios ligados ao setor mostra que estamos no caminho certo ao investir em qualificação, eventos e na promoção dos nossos patrimônios culturais e naturais”, afirmou Vizel.
Destaque na formação de guias turísticos
A cidade também se destaca pela sólida formação de guias turísticos, e ainda conta com diversas faculdades e instituições, que oferecem cursos técnicos e superiores voltados ao setor, fortalendo ainda mais a base profissional de Campinas.
Além do crescimento empresarial, houve também um aumento no número de guias de turismo. Entre 2023 e 2024, passou de 135 para 151 profissionais registrados, um aumento de 11,85% de acordo com dados do Departamento de Turismo.
Continua após a publicidade

A Técnica em Turismo, Kizzy Oliveira, formada em 2005, é um exemplo de profisional que tem impulsionado a área. Ela voltou a atuar no setor depois de 13 anos afastada, atuando como guia em Holambra e, desde 2022, atua em Campinas.
“Nasci e cresci em Campinas, mas não sabia nada sobre sua história. Cada nova descoberta era uma paixão crescente. Comecei a compartilhar com outras pessoas e percebi que todos ficavam fascinados com as histórias que contava”, relatou Kizzy, hoje credenciada como Guia de Turismo pela Prefeitura.
Outro caso é o de Nathalie, que trocou a sala de aula pelo turismo após uma experiência marcante em Foz do Iguaçu.
“Foi uma viagem e a forma como a guia contava a história que me encantou. Esse sentimento me levou ao curso de guia de turismo”, disse ela, que se formou em 2009 e hoje une suas paixões por idiomas, história e atendimento ao público.
*Imagens: Prefeitura de Campinas/Divulgação*