Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

‘Me vê dez médias’: livro traz violência e desigualdade em meio à Baixada Santista

Nas histórias de 'Me vê dez médias', a violência e a brutalidade masculina guiam e atormentam protagonistas
Leandro Marçal Me Vê Dez Médias Livro

‘Nem só de belas praias e atrações turísticas vive a Baixada Santista’. É assim que o escritor vicentino Leandro Marçal abre as considerações para seu mais recente livro: ‘Me vê dez médias’. Com lançamento previsto para o próximo sábado (17), em São Vicente, o livro se trata da 5ª publicação do autor e traz personagens e situações de violência e desigualdade na Baixada Santista.

O quinto livro do vicentino Leandro Marçal é uma publicação independente e foi viabilizado pelo Edital de Chamamento Público 005/2024 da Secult/SV com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

“Por mais que o bairrismo nosso de cada dia tente fechar os olhos, a região também é farta em desigualdades e hostilidade. Some-se a isso a violência e a brutalidade dos homens comuns e pronto: nasceu ‘Me Vê Dez Médias’, um livro de 14 contos ambientados em ruas, praças, avenidas e locais conhecidos da nossa província à beira-mar”, afirma.

“Minha ideia inicial era ter um livro de histórias curtas, em que a região seria tanto ambiente quanto protagonista. Essa expressão tão comum aqui, Me vê dez médias, não é o título do livro à toa. Só que com o passar do tempo, conforme escrevia, percebi que tinha algo além. Essa coisa do homem se provar o tempo todo, tentar se impor pela força e ganhar no grito é o fio condutor dos contos. Seja de forma prática ou simbólica”, explica Marçal.

Carreira

O autor vicentino publicou seu primeiro livro em 2018, estreando com a antologia de crônicas ‘De letra: o futebol é só um detalhe’ pelo Selo Drible de Letra; no mesmo ano, lançou o romance ‘No caminho do nada’, pela Kazuá; em 2022, ‘Notas de um restaurante’ trouxe ensaios autobiográficos e em 2023 foi a aposta da Dolores Editora com ‘O último a ser escolhido’, cujos contos têm no futebol sua ambientação.


Continua após a publicidade

“Não tenho nada contra a literatura que trata das praias e da beleza de Santos, de São Vicente, da região. Mas como eu moro aqui a vida inteira, sei que a Baixada carrega uma brutalidade. Esse livro tem mais o cinza das ruas do que as cores da areia e do mar”, complementa.

Com histórias de violência e desigualdade na Baixada Santista, o lançamento do livro ‘Me vê dez médias’ será em 17 de maio, um sábado, das 14h às 18h, na Rua Frei Gaspar, 1731 – Centro – São Vicente.

O valor de cada exemplar é de R$30 e os pedidos também podem ser feitos no site do autor. Para quem prefere a edição digital, é possível fazer o download do PDF gratuitamente neste link.

Mais lidas
haras-r5eqdxe8kst1nlqx03ytt2if458jbyg8vgtg1r7hgo

Polícia confirma que corpo achado em haras é de mulher atropelada por funcionário do local

Papa igreja católica eleicao conclave Ágatha Depiné Unsplash

Veja, ao vivo, a transmissão do anúncio do novo Papa direto do Vaticano

feminicídio-santos

PM investigará agentes que atenderam caso de feminicídio em Santos

temos-novo-papa

Habemus Papam! Fumaça branca anuncia que mundo já tem um novo Papa

Robert Francis Prevost Papa Leão XIV Youtube

Novo Papa é Leão XIV; saiba quem é

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.