Três dos 50 novos ônibus que vão reforçar a frota do transporte público de Campinas começaram a circular nesta segunda-feira, 12 de maio. Os veículos já atendem a linha 114 (Jardim Melina / Corredor Central), que liga o eixo do Ouro Verde à região central. Outros veículos devem entrar em operação nos próximos dias.
A Prefeitura, por meio da Emdec e da Secretaria de Transportes (Setransp), acompanha desde abril a incorporação da nova frota. Os três ônibus substituem veículos antigos da linha 114, que agora integram a frota reserva. A oferta de seis veículos nos horários de pico permanece.
Os três dos 50 novos ônibus são do modelo Euro 6, com ar-condicionado, wi-fi, capacidade para 70 passageiros (38 sentados e 32 em pé), 12,7 metros de comprimento e motor de 260 cv.
Primeiros lotes
O primeiro lote inclui 30 veículos — 20 da VB Transportes e 10 da Onicamp Transporte Coletivo — que passam por revisão e adequações antes de entrar em circulação. Um segundo lote com outros 20 ônibus será incorporado pela VB, totalizando os 50 prometidos.
As próximas linhas a receberem os novos veículos serão:
Ouro Verde:
Continua após a publicidade
- 115 (Adhemar de Barros)
- 117 (DIC VI)
- 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi)
- Nova linha semiexpressa partindo da região dos DICs
Nova Europa / Parque Jambeiro / Swiss Park:
- 402 (Parque da Figueira)
- 404 (Jardim Maria Rosa)
- 429 (Swiss Park II)
- 430 (Swiss Park)
Licitação prevê frota 100% renovada
A modernização total da frota depende da nova licitação em andamento, que prevê veículos com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, câmeras, GPS e computador de bordo. A minuta do edital foi publicada em 2 de abril e está aberta à consulta pública até 2 de julho, no site: www.emdec.com.br/novotransporte.
Entre os destaques do edital estão a previsão de 60 ônibus elétricos, gestão pública da arrecadação, melhorias no PAI-Serviço e maior controle de desempenho. A proposta foi apresentada nos primeiros 100 dias da atual gestão.