Estão abertas a partir desta segunda-feira (26) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site oficial até o dia 6 de junho. A taxa é de R$ 85 e deve ser paga até 11 de junho para a inscrição ser confirmada.
Neste ano, alunos regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio na rede pública estão automaticamente pré-inscritos. Eles devem apenas acessar a Página do Participante, revisar os dados e selecionar a língua estrangeira desejada para a prova.
Enem volta a certificar conclusão do Ensino Médio
Outra mudança relevante feita pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) diz respeito à certificação. A partir desta edição, o Enem volta a ser aceito como forma de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos — algo que havia sido interrompido em 2017, com a transferência da função para o Encceja.
Datas das provas e exceções
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o território nacional, com exceção dos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba. Nessas localidades, por conta da realização da COP 30, o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O resultado dos pedidos de isenção foi divulgado na última quinta-feira (22). No entanto, alunos do terceiro ano da rede pública têm isenção automática, mesmo sem solicitação prévia.
Também não será gerado boleto bancário para participantes que pretendem utilizar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
As informações oficiais estão disponíveis na Página do Participante.
Cronograma
- Inscrição ENEM 2026: 26 de maio a 6 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição: 26 de maio a 11 de junho
- Tratamento pelo nome social e atendimento especializado: 26 de maio a 6 de junho (solicitação); resultado: 13 de junho (os recursos ficarão abertos do dia 16 de junho até 20)
- Aplicação: 9 a 16 de novembro
- Aplicação em Belém e cidades da COP30: 30 de novembro e 7 de dezembro
- Reaplicação: 16 e 17 de dezembro
- Divulgação: 16 de janeiro de 2026