Uma criança de 4 anos foi resgatada com vida por policiais militares neste sábado (24) após se afogar em um pesqueiro no bairro Guaxinduba, em Atibaia. O caso ocorreu na Rua Edith Florido Fávio, e mobilizou equipes do 34º Batalhão da Polícia Militar do Interior.
Durante patrulhamento de rotina, os policiais foram abordados por um homem em desespero, que alertou sobre o afogamento de uma criança nas proximidades. A equipe seguiu imediatamente ao endereço informado.
A vítima, que utiliza traqueostomia, uma abertura cirúrgica na traqueia para a passagem de ar, foi encontrada inconsciente, sem sinais vitais aparentes, nos braços da mãe. Diante da gravidade, os policiais iniciaram manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) ainda na viatura, enquanto se dirigiam as pressas ao Hospital Albert Sabin, também em Atibaia.
Durante o deslocamento, a equipe policial manteve compressões torácicas e monitoramento dos sinais da criança, até que respostas tímidas começaram a surgir, indicando reversão do quadro clínico.
A criança foi imediatamente recebida por médicos no hospital e transferida à UTI Pediátrica em estado gravíssimo, porém estável. Segundo a corporação, não há risco de morte e ela já está com a família.