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Brasil

As concessões de Abril

O mês de Abril de 2024 teve dois leilões importantes para a infraestrutura rodoviária. O primeiro foi a concessão de 232 km da BR-040, localizada em Minas Gerais (Belo Horizonte e Juiz de Fora) e o segundo foi a concessão de 213 km de rodovias do litoral paulista. Nessas duas concessões o foco principal dos estruturadores dos projetos foi a duplicação das vias – no caso da BR-040 serão 169 km, com investimento total de R$ 8,7 bilhões, e no caso das rodovias do Litoral Paulista serão quase 90 km duplicados, com investimento total de R$ 4,3 bilhões.

Mas qual o impacto econômico dessas concessões para o nosso leitor, principalmente da Baixada Santista?

Nas rodovias do Litoral Paulista, a concessão deverá gerar mais de 24 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Isso movimentará bastante a economia da região nesses primeiros anos de obra, mas os benefícios de longo prazo serão ainda maiores.

A duplicação aumentará a capacidade de tráfego, reduzindo congestionamentos e tempos de viagem até a Riviera de São Lourenço, hoje um dos bairros mais ricos e prósperos do país. A nova infraestrutura estimulará ainda mais o turismo no Litoral Norte, que tem um potencial enorme, considerando as belezas naturais da região. No mundo ideal, o turista não sofreria com os congestionamentos nos feriados prolongados– mas obviamente isso não vai ocorrer. Além do elevado tráfego nessas ocasiões, ainda não há uma solução a vista para a duplicação do restante da Rio-Santos, no trecho entre Riviera e São Sebastião.

Enquanto isso não ocorre, um ganho menos aparente mas significativo é o aumento da eficiência logística. O deslocamento entre as cidades litorâneas devesse tornar mais rápido e eficiente, contribuindo para reduzir o desgaste dos veículos e o consumo de combustível, o que pode resultar em economias para os residentes locais e para o transporte de mercadorias. Isso pode reduzir os custos de logística e aumentar a competitividade das empresas locais. Como resultado, o litoral pode se tornar mais atrativo para investimentos, seja para abertura de novos negócios ou para expansão das unidades locais, principalmente para a economia de serviços na região.

Por último, um efeito importante é sobre o valor dos imóveis e o desenvolvimento imobiliário. A melhor acessibilidade estimulará a construção de novas residências, hotéis, resorts e outras instalações, bem como aumentará a demanda pelas propriedades existentes, levando a um aumento nos preços imobiliários, beneficiando os proprietários existentes.

Em geral, muitos economistas concordam que o efeito multiplicador para investimentos em infraestrutura está entre 1,5 e 2,5. Nesse caso do litoral paulista, arrisco dizer que pode ser até maior, dado que a região está há décadas sem receber investimentos nessa magnitude. Desejo sorte à nova concessionária e espero, assim como toda a população da Baixada, que as obras sejam executadas com qualidade e no menor prazo possível.

Formado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Fernando Biral é um experiente executivo financeiro especializado em Infraestrutura e Logística. Além de certificado pelo CFA Institute (CFA®️ Charterholder), possui mestrado pela Universidade Politécnica de Valência em Gestão Logística, onde defendeu tese sobre privatização de ativos de infraestrutura. Iniciou sua carreira em 1994, tendo atuado como CEO, CFO e consultor de estratégia e finanças em várias companhias, destacando-se o período de 2019-2023, onde atuou como CFO e CEO do Porto de Santos (Autoridade Portuária). Foi responsável por mais de 20 projetos de reestruturação e planejamento financeiro em diversas organizações como Constellation Oil Services, Grupo Pão de Açúcar, Embratel, Banco do Brasil, Vale, Minerva Foods, Vigor, entre outras. O executivo foi professor da FIA-USP, no curso de pós-graduação Latu Sensu, na área de Recuperação Judicial e Fusões e Aquisições. Desde 2023 atua como sócio da Mapa Capital, uma empresa de gestão de participações e soluções de capital, e também como VP de Finanças da MRO Ativa, empresa líder em serviços logísticos.
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