Quem mora na região de Campinas deve ter sentido falta do bom e velho cobertor durante a madrugada desta quinta-feira (18/04). Quem levantou cedo sentiu as pontas do nariz e orelhas gelados, lavar o rosto não foi tão fácil e aquela velha “dorzinha” no joelho deve ter incomodado. Mas calma, sexta-feira (19/04) tem mais…
Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp (Cepagri), a mínima esperada para esta quinta-feira é 18ºC. Não parece muito frio, mas o que chama atenção é a máxima de 25ºC. Ou seja, aquele calorão dos últimos dias não deve aparecer.
“Com a chegada de uma mínima de 18ºC o termo frente fria é adequado, é um prenúncio de uma entrada de ar frio em uma região, um avanço de uma massa de ar fria”, explica o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy. “É que até agora as massas de ar frio tiveram uma trajetória mais oceânica, por isso o frio não chegava. Mas agora as regiões sul e leste de São Paulo devem ter ter queda expressiva na temperatura e que devem permanecer baixas nas próximas madrugadas e início da manhã”, complementa.
Na sexta-feira a mínima promete ser ainda menor: 15ºC. No entanto, a máxima volta a subir para 28ºC. Ainda de acordo com Bruno, essa frente fria deve se dissipar após o fim de semana e as temperaturas voltam a subir. “Passando o fim de semana as temperaturas sobem de novo com máximas superando os 30ºC”, conclui.