fbpx
Search
Close this search box.

MPT e Prefeitura de Campinas criam políticas de prevenção de acidentes e transtornos mentais

Objetivo é criar políticas públicas de prevenção a transtornos mentais e suicídios relacionados ao trabalho

Uma série de iniciativas acontecerá na próxima terça-feira (23/04), no Paço Municipal, abrangendo a assinatura de termo de cooperação e reunião com diversos órgãos públicos da cidade para alinhar o fluxo de atendimento e verificação de acidentes de trabalho graves ou fatais. Na oportunidade, Prefeitura lançará um painel de acompanhamento de acidentes

As políticas integram a campanha Abril Verde, um esforço nacional de diversas instituições com o objetivo de chamar atenção para a importância da manutenção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho e da criação de uma cultura social de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A meta é criar políticas públicas de prevenção a transtornos mentais e suicídios relacionados ao trabalho, além de melhorar o fluxo de atendimento de acidentes de trabalho graves e fatais notificados na cidade.

A ação vai ser às 8 horas, no saguão do Paço Municipal, com abordagem aos trabalhadores que passam pela Prefeitura de Campinas, no sentido de conscientizá-los sobre a importância de conhecer os riscos a que estão submetidos no trabalho, bem como os canais de atendimento no caso de acidentes e doenças do trabalho.

A Unicamp e a Prefeitura farão a assinatura de um termo de cooperação para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento e prevenção aos transtornos mentais e suicídios relacionados ao trabalho às 10h30, no Salão Vermelho. A parceria terá um projeto piloto na região norte de Campinas, com profissionais da saúde primária e dos serviços de atendimento de urgência e emergência. Ele abrange, dentre outras coisas, a criação de protocolos de atendimento para casos de transtornos mentais e tentativas de suicídio de trabalhadores, ações para melhorar as notificações deste tipo de problema, e a busca ativa de casos.

Na parte da tarde, às 14 horas, o MPT se reune no Salão Vermelho com representantes do Corpo de Bombeiros, Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal, SAMU, Defesa Civil e IML para alinhar o fluxo de Comunicação de Acidentes de Trabalho, e como cada instituição pode contribuir com sua especialidade no atendimento, análise e investigação dos acidentes graves e fatais que forem comunicados na cidade de Campinas. O objetivo é construir uma rede especializada, dando agilidade e eficiência ao atendimento das ocorrências. Na oportunidade, a Prefeitura de Campinas lançará um painel de acompanhamento de acidentes de trabalho.

Serviço
Terça-feira, 23 de abril, das 8h às 16h, no Paço Municipal e Salão Vermelho, que fica na Avenida Anchieta, 200 – Centro – Campinas.

Autor

Mais lidas

Manifestantes fazem ato em Santos pelo fim da escala 6 x 1

Homem esfaqueia companheira e foge do local do crime em Indaiatuba

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

VEJA TAMBÉM