O candidato atingido por uma forte crise de imagem durante o processo eleitoral pode não ter tempo suficiente para recuperar a sua credibilidade diante da opinião pública e, consequentemente, ser derrotado nas urnas.
Antes de começar a campanha é fundamental que o candidato apresente à equipe de comunicação todos os seus pontos vulneráveis, suas “fraquezas”, que em algum momento podem ser explorados negativamente por seus adversários.Comunicar a verdade sempre é a melhor estratégia de comunicação.
Explicar e esclarecer quaisquer tipos de questionamentos resultados de ataques virulentos disparados por seus concorrentes é fundamental para que o candidato mantenha o respeito por parte da opinião pública e não veja seu capital eleitoral ser devorado pela voracidade de uma crise de imagem.
Um dos piores erros que o postulante ao cargo público e protagonista de um processo eleitoral pode cometer é sonegar informações relevantes de sua vida pessoal e trajetória profissional aos responsáveis pela elaboração das estratégias de comunicação de sua candidatura.
Ao tomar conhecimento desses possíveis temas “polêmicos” que representam riscos à imagem do candidato, “vacinas” de comunicação precisam e devem ser criadas com o objetivo de diminuir o impacto negativo na imagem do candidato caso, em algum momento da campanha, ele vire alvo de seus adversários por meio de ataques relativos a fatos passados de sua vida pessoal ou trajetória profissional.