Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Carnaval gera quase 10 mil atendimentos de urgência em Praia Grande

Assim como as outras cidades, Praia Grande teve muitos chamados no feriado
emergência urgência pronto socorro central praia grande amauri pinilha

O município de Praia Grande efetuou 9.770 atendimentos nas unidades de Urgência e Emergência em Saúde durante o feriado prolongado de Carnaval (1º a 5 de março).

O número resulta em uma média de cerca de 2 mil atendimentos por dia no período. A marca confirma a boa estrutura e capacidade de atendimento oferecidas pelo Município, proporcionando acesso aos serviços de saúde a moradores e turistas que aproveitaram as praias e demais atrativos da Cidade.

Os atendimentos de Urgência e Emergência são realizados 24 horas por dia no Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia e UPA Quietude, nos bairros de mesmo nome. As unidades estiveram no feriado com equipes completas e reforçadas para garantir uma assistência adequada à população.

Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) contou com sua frota de 11 ambulâncias e quatro bases descentralizadas, localizadas nos bairros Boqueirão, Maracanã, Quietude, Samambaia, que aproximam o serviço da população e ajudam a diminuir o tempo-resposta das chamadas.

O Município possui ainda o Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID), no Bairro Boqueirão, um dos principais equipamentos de saúde da Baixada Santista, responsável por receber os casos de maior complexidade. Com mais de 250 leitos, o hospital público é unidade-referência do Estado na Região nas especialidades traumatologia e neurocirurgia. No entanto, realiza cirurgias em diversas outras áreas, em especial cirurgia vascular, atendendo inclusive, casos complexos.

“O balanço do feriado foi bastante positivo, tivemos um reforço importante nas equipes de saúde, fazendo com que tivéssemos a capacidade máxima instalada de urgência e emergência do Município à disposição para atender a todos”, destacou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, José Isaías Costa Lima.


Continua após a publicidade

É indicado que a população procure as unidades de Urgência e Emergência em casos mais agudos e urgentes, que exigem atendimento médico imediato. Exemplos de situações que demandam atendimento nesses equipamentos: febre alta, fraturas e cortes com sangramento, infarto e derrame, queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura, cólicas renais, falta de ar intensa, crises convulsivas, dores fortes no peito, queimaduras, choques elétricos, vômito ou diarreia constante.

Para situações que necessitam de diagnóstico, tratamento e acompanhamento mais prolongado, o munícipe deve procurar a Unidade de Saúde da Família (Usafa) mais perto de sua casa. É na Usafa onde o cidadão inicia seu atendimento na rede municipal. A unidade oferece uma infinidade de serviços, tais como: atendimento médico, de enfermagem, pré-natal e puerpério, puericultura, odontologia, hiperdia, planejamento familiar, visita domiciliar de pacientes acamados, coleta de exame ginecológico (preventivo), coleta de exames laboratoriais, trabalhos de grupo, palestras sobre educação em saúde nas salas de espera, vacinação, curativo, teste de gravidez e farmácia.

As Usafas contam com equipe multiprofissional, especializada em Saúde da Família, com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, além de cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de farmácia. As 31 Usafas do Município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mais lidas
homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

Bahia Libertadores Rafael Rodrigues EC Bahia

Saiba onde assistir Bahia x Atlético Nacional pela Libertadores

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.