Dia 2 de novembro é o Dia de Finados e também o momento de prestar homenagens aos entes queridos que já partiram. Para isso, os cemitérios das cidades na Baixada Santista passaram por algumas preparações para receber os visitantes.
Santos
A cidade de Santos, por exemplo, deve receber 30 mil visitantes nos três cemitérios municipais: o da Areia Branca, do Paquetá e da Filosofia. Por lá, o funcionamento será das 7h às 17h, ininterruptamente, e diversas atividades estão programadas, como homenagens, celebrações religiosas e ações de acolhimento.
Antecedendo a data, a Prefeitura de Santos realizou uma força-tarefa de zeladoria nos cemitérios, com apoio das Prefeituras Regionais da Zona Noroeste e do Centro Histórico, da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa) e da empresa Terra Santos, responsável pela limpeza do entorno.
As equipes realizaram serviços de raspagem, pintura, caiação, poda e remoção de árvores, roçagem do mato e lavagem dos pisos das áreas internas. A ação garante espaços limpos, seguros e acolhedores para a visitação.

Cubatão
Em Cubatão, por sua vez, a previsão é de que ao menos 10 mil pessoas passem pelo Cemitério Municipal, que estará aberto das 8h às 17h nos dias 1º e 2 de novembro. Para acolher melhor a população, a Prefeitura de Cubatão realizou serviços de capinação, roçada, pintura. Além disso, aconteceu a reforma da calçada até o velório e o nivelamento dos sextavados, para garantir a acessibilidade.
O local também recebeu limpeza, poda e recuperação visual das áreas verdes deixando o ambiente mais agradável e acolhedor. O velório será entregue reformado no Dia de Finados. A revitalização prevê, ainda, reforma completa da Capela, a revitalização das calçadas do entorno, dos recintos internos de manutenção e sepultamento. E também da iluminação e acessos internos. Ao final, está prevista ainda a recuperação do muro, com aumento da altura para reforçar a segurança e evitar furtos e danos.
Mudanças no trânsito
A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT), informa que neste domingo (2) haverá mudança de itinerário do Circular 4 – Cruzeiro/Bolsão 7, 8 e 9 e também do Circular 7 – Cemitério/Vila dos Pescadores. As linhas seguirão o trajeto Rua José Vicente, da entrada principal do Cemitério Municipal, – Dr. Roberto Almeida Vinhas – Garagem, tendo como ponto de desembarque a Rua José Vicente. A finalidade da mudança é para contemplar o maior de munícipes que seguirão até o local no domingo.
Também em preparação para o feriado, a CMT informa que o trecho da Rua José Vicente, que cerca o Cemitério Municipal, estará bloqueado para veículos, servindo apenas para circulação de pedestres. As ruas Dr. Roberto de Almeida Vinhas, Tenente Coronel Geraldo Aparecido Corrêa e Papa João Paulo I estarão disponíveis para circulação de veículos, porém será proibido o estacionamento.

São Vicente
Já a cidade de São Vicente está com a expectativa de receber 7 mil visitantes no Cemitério Municipal, ao longo do Dia de Finados. O cemitério estará aberto das 8h às 18h e, durante o horário de funcionamento, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificará as patrulhas para garantir a segurança dos frequentadores.
Além disso, para melhorar o fluxo de veículos na região, alguns trechos próximos ao cemitério estarão interditados das 6h às 17h30:
- Rua Lima Machado x Largo da Saudade x Av. Capitão Antão de Moura;
- Rua Armando Lichiti Filho x Av. Capitão Antão de Moura x Largo da Saudade;
- Rua Armando Lichiti Filho x Largo da Saudade x Rua Francisco Soares Serpa.
Guarujá
Por fim, Guarujá passou o mês de outubro preparando os três cemitérios municipais da cidade: com corte de grama e limpeza de áreas públicas. A pintura das vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência está prevista para ocorrer ao longo da semana.
Somando-se aos esforços na parte de zeladoria, a Prefeitura de Guarujá promoveu uma ação especial contra o Aedes aegypti nos três cemitérios, também durante todo o mês de outubro
Confira como outros cemitérios se preparam para o Dia de Finados:
Bertioga
Todas as instalações do Cemitério Municipal passaram por manutenção geral nas últimas semanas. Entre os trabalhos realizados, estão os serviços de limpeza, corte de grama, poda de árvores, pintura, raspagem de guia e sarjeta, que já são feitos periodicamente.
O cemitério estará aberto das 7h às 18h no sábado (1º) e domingo (2). A programação especial de Finados contará com a tradicional missa da Igreja Católica, celebrada no domingo (2), das 9h às 10h. Além disso, ao longo do dia, das 8h às 16h, as Igrejas Universal e Testemunhas de Jeová oferecerão aconselhamentos e atendimentos espirituais aos visitantes interessados.
Mongaguá
A equipe de Zeladoria iniciou ainda na semana passada a realização de melhorias no Cemitério da Igualdade, por onde devem passar de 2.500 a 3 mil pessoas. Nos serviços, estão: limpeza, pintura e reparos de infraestrutura.
“Todos os aspectos estão sendo contemplados e os trabalhos realizados com bastante dedicação. A intenção é propiciar um ambiente adequado e seguro para recepcionar os visitantes neste momento de reflexão, lembranças das boas memórias e reverência à memória de seus entes queridos”, ressalta Marcos Paulo do Nascimento, gestor de Administração.
Itanhaém
A Prefeitura de Itanhaém não informou sobre melhorias realizadas, mas afirmou ao VTV News que haverá duas missas no Cemitério do Centro: uma às 11h e uma às 15h. Os dois cemitérios do município ficarão abertos das 7 às 18 horas.
Peruíbe
Em Peruíbe também não haverá nenhuma preparação especial. A Administração informou apenas que os cemitérios ficarão abertos das 7h às 17h, mas que os horários podem se estender se houver necessidade.
A Prefeitura de Praia Grande não retornou à solicitação do VTV News.