Com uma programação recheada de autores nacionais e internacionais, a 17ª Tarrafa Literária acontece em Santos entre os dias 23 e 26 de outubro, no Teatro Guarany de forma totalmente gratuita. Nomes como o do português Afonso Cruz, do angolano Ondjaki, Milton Hatoum, Tati Bernardi, Aline Bei e Cristino Wapichana, entre tantos outros marcarão presença em sessões de autógrafos.
Sendo considerada como um dos principais eventos literários do Brasil, a Tarrafa Literária busca debater o futuro da literatura brasileira. A homenageada de 2025 será escritora de literatura infantojuvenil Giselda Laporta Nicolelis, escritora de “O mistério mora ao lado”, “Como é duro ser diferente” e “Há sempre um sol”.
Atrações diversas
Além de homenagear Giselda Laporta Nicolelis, o festival vai contar com mesas de debates, oficinas, lançamentos de livros e apresentações artísticas em diferentes lugares de Santos. O objetivo é aproximar escritores, críticos, leitores e pesquisadores quanto às questões mais atuaias da literatura nacional e internacional. O evento contará com programação infantil e juvenil, assim como todos os anos.
A abertura oficial da Tarrafa Literária aconteceu no dia 15 de outubro, no Teatro Municipal Braz Cubas, com cerimônia conduzida por José Luiz Tahan, idealizador do festival, e participação do cientista Miguel Nicolelis, filho da homenageada. Em seguida, o público acompanhou à peça O Céu da Língua, com Gregório Duvivier.
Confira a programação da Tarrafa Literária
23/10 – Quinta-feira
- 14h – Mesa: Racismo, origens e protagonismo com Midiã Noelle, Bruno Rodrigues Lima e Douglas Martins.
- 17h – Mesa: O Jornalismo e a Busca da Verdade, com Daniela Arbex, Bruno Paes Manso e Jorge Oliveira.
- 20h – Mesa: A riqueza e a crença, com Anna Virginia Balloussier, Michel Alcoforado e Gustavo Klein.
24/10 – Sexta-feira
- 14h – Mesa: O que as narrativas dos povos originários revelam sobre suas culturas? com Cristino Wapichana e Cláudia Alonso.
- 17h – Mesa: Clubes de Leituras e de leitores – visões experiências, com Oscar Nakasato, Vinicius Neves Mariano e Gabrielle Cunha.
- 20h – Mesa: Vícios Públicos, Vício dos Livros, com Afonso Cruz, Milton Hatoum e Manuel da Costa Pinto.
25/10 – Sábado
- 14h – Mesa: Os da Minha Praia, com Evandro Cruz Silva, Ondjaki e Walter Porto
- 17h – Mesa: Pensar e Escrever a Rua. Cultura Popular Brasileira na Veia, com Luiz Antonio Simas, Lilia Guerra e Tiago Coelho
- 20h – Mesa: A verdade e o engano – As emoções da finitude com Eduardo Giannetti, Juliana Belo Diniz e Gisela Monteiro
26/10 – Domingo
- 14h – Mesa: O Tempo das Sutilezas, com Aline Bei, Ana Martins Marques e Vitor Valente
- 17h – Mesa: Literatura e História – Fronteiras e Sintonias, com Beatriz Bracher, Júlio Pimentel Pinto e Lindener Pareto
- 20h – Mesa: A boba da corte e o buraco da fechadura com Tati Bernardi, Tati Vasconcellos e Matthew Shirts