A cidade de Mongaguá, no litoral sul de São Paulo, será sede da segunda edição do Construinova Litoral, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, com atividades que unem inovação, acessibilidade e desafios urbanos em uma programação gratuita e aberta ao público. O evento marca o Dia Mundial das Cidades e será realizado no Centro Cultural Raul Cortez, com inscrições disponíveis pelo Sympla [clique aqui].
Entre as principais atrações está a experiência imersiva de acessibilidade, em que os participantes percorrem um trajeto simulado com obstáculos, para entender as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no deslocamento urbano. A atividade contará com a presença de Yves Carbinatti, engenheiro e atual secretário de Esportes de Rio Claro (SP), que compartilhará sua trajetória pessoal e profissional.
“Eu sou a roda que eu quiser ser! Eu sou a luta que eu quiser travar”, afirma o convidado, também atleta de jiu-jitsu e automobilismo.
Abertura e painéis com autoridades
A abertura oficial está marcada para o dia 31, às 12h, com presença de representantes do sistema CONFEA/CREA/MÚTUA, além de prefeitos e secretários estaduais no Painel Poder Público e Governança Territorial. A proposta é discutir alternativas para cidades mais sustentáveis, inteligentes e inclusivas, aproximando profissionais, startups, universidades e a sociedade civil.
No espaço batizado de Arena do Conhecimento, haverá uma série de atividades sensoriais, palestras e painéis com temas como:
- Tecnologia e inteligência artificial na construção civil
- Descarbonização e sustentabilidade
- Formação de profissionais e inclusão produtiva (SENAI e Centro Paula Souza)
- Mobilidade e acessibilidade urbana
Hackathon propõe soluções para “Cidades Conscientes”
Outra novidade é o Hackathon Construinova 2025, desafio que reunirá universitários na criação de soluções tecnológicas voltadas a cidades mais conscientes e acessíveis. A apresentação dos finalistas ocorrerá no dia 1º de novembro, às 13h. A ação representa o propósito central do evento: “Construir cidades para todos”.
“A Construinova é um movimento coletivo, que une tecnologia, propósito e impacto social. Queremos que Mongaguá e o litoral sejam reconhecidos como territórios de inovação e bem-estar”, afirma Ana Paula Ribeiro de Lara, presidente da AMEA, entidade organizadora do evento. A curadoria é assinada por Andréa Neris.
O evento tem patrocínio da Etecc Telecom, Udiaço e RT Count Contabilidade, com apoio da Prefeitura de Mongaguá, CREA-SP, CONFEA, MÚTUA, SEBRAE-SP, UALP, Senai Baixada Santista, Sebrae For Startups e diversas universidades da região.