A ESAMC Santos realiza no dia 10 de maio de 2024, das 08h às 20h, a Maratona 12H – ESAMC + Autoridade Portuária de Santos (APS), um evento que vai muito além de uma competição: é uma verdadeira imersão em inovação, estratégia e impacto social.
Durante 12 horas consecutivas, alunos da instituição irão trabalhar em grupos para desenvolver soluções criativas a partir de um desafio real proposto pela APS. Os três melhores participantes serão premiados com vagas de estágio na empresa responsável pela infraestrutura pública do Porto de Santos – setor que mais fomenta empregabilidade na nossa região.
Inspirado no modelo de hackathon, o projeto propõe a estudantes de diferentes cursos a criação de propostas inovadoras, com base em problemas concretos do mercado. Os grupos — formados por três alunos — apresentarão suas soluções no formato de pitchs de até três minutos, avaliados por uma banca composta por representantes da APS e docentes da faculdade.
A programação inclui mentorias, palestras e networking com profissionais do setor, além de conteúdos sobre validação de mercado, prototipação, modelo de negócios e estratégias de apresentação. As atividades serão conduzidas por nomes como Santelmo Camilo, Renato Melo e Márcio Seco, especialistas em inovação e empreendedorismo.
O processo de inscrição está aberto de 28 de abril a 8 de maio, exclusivamente via portal do aluno (aluno@net). Para se inscrever, é necessário preencher o requerimento de inscrição em grupo e enviar um vídeo curto para o e-mail maratona.santos@esamc.br.
Entre os destaques da programação oficial da Maratona, estão:
- 08h00 – Abertura oficial
- 11h00 – Palestra sobre validação de mercado
- 13h30 – Oficina de Canvas e Pitch
- 15h00 – Palestra sobre prototipação
- 18h30 – Apresentações finais dos grupos para a banca avaliadora
- 19h30 – Anúncio dos vencedores e encerramento
As expectativas são altas. Para Amália, mais do que uma competição, o evento proporciona uma experiência que estimula a criatividade, o raciocínio crítico e a aplicação de conceitos mercadológicos em situações reais.
“Queremos que os alunos cultivem o espírito de colaboração, aprendam a trabalhar em equipe e valorizem a troca de ideias. Isso tudo contribui para uma formação mais completa e alinhada com os desafios do mercado de trabalho”, afirma.