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Governo apresenta túnel Santos-Guarujá a investidores holandeses

Leilão está marcado para 1º de agosto
Túnel Santos Guarujá Holanda Vinicius Rosa Governo do Estado de SP

O Governo do Estado de São Paulo deu o pontapé inicial, na última terça-feira (22), a uma série de reuniões no exterior que busca investidores para dar início às obras do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá.

Em viagem pela Europa, o governador Tarcísio de Freitas promoveu o primeiro dia de reuniões do terceiro roadshow internacional promovido pela gestão neste ano.


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O objetivo do Estado é atrair investidores para os projetos do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI-SP), que conta com portfólio estimado em mais de R$ 550 bilhões.

Túnel Santos-Guarujá em pauta

Durante encontro realizado em Amsterdã, na Holanda, a comitiva paulista apresentou o projeto do túnel imerso Santos-Guarujá a executivos da construtora Ballast Nedam.

Aguardada há mais de um século pela região, a ligação contará com faixas para veículos, ciclovia, passagem para pedestres e uma via exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O leilão está agendado para 1º de agosto e o investimento estimado é de R$ 6 bilhões, por meio de uma concessão patrocinada com duração de 30 anos.

Travessia no litoral

Além do túnel Santos-Guarujá, outra iniciativa apresentada aos investidores foi o projeto de modernização das travessias hídricas, que prevê R$ 1 bilhão em investimentos para a modernização de 14 linhas de transporte aquaviário.

A proposta inclui ainda a substituição da frota por mais de 40 embarcações de última geração, incluindo modelos elétricos, que ampliarão a sustentabilidade do sistema. O edital será lançado ainda no primeiro semestre de 2025.

Os próximos compromissos da missão internacional serão na Dinamarca e Noruega, onde o governador Tarcísio de Freitas se reunirá com lideranças de empresas como TEC Tunnel, Immontec, Ruter, LNS, Sweco, DFDS, Maersk e Femern A/S.

A comitiva também fará uma visita técnica às obras do túnel submerso Fehmarnbelt, em construção entre a Dinamarca e a Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, quatro faixas rodoviárias e duas linhas férreas, a megaestrutura é considerada uma referência global e serve de exemplo para o projeto do Túnel Santos-Guarujá.


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