Uma investigação em Santos, na Baixada Santista, tomou um rumo inesperado durante a Operação “Man in the Middle”. Um homem, preso sob suspeita de envolvimento em estelionato e associação criminosa, foi solto após as autoridades confirmarem o engano e que ele era, na verdade, vítima do esquema fraudulento.
A prisão ocorreu na manhã da última segunda-feira (19), em um apartamento no bairro do Embaré, onde o homem residia. Agentes da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) cumpriram o mandado expedido pelo Fórum da Barra Funda. Inicialmente, ele estava na condição de procurado pela Justiça.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), seis mandados de prisão temporária foram executados durante os trabalhos da operação. No entanto, a captura realizada em Santos foi revogada quando a polícia constatou que o homem, além de não ser autor do crime, também foi alvo do esquema criminoso e foi preso por engano.
Por meio de nota, a SSP também informou que as investigações seguem sob sigilo, e novas etapas da operação podem ser deflagradas em breve. A Operação “Man in the Middle” é conduzida pela 4ª Delegacia Seccional de Polícia – Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (CERCO).
Homem foi preso por engano
A Operação “Man in the Middle” tem como objetivo desarticular quadrilhas especializadas em fraudes digitais, que se aproveitam de sofisticadas técnicas para interceptar e manipular comunicações eletrônicas.