Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Instituto Procomum apresenta protótipos desenvolvidos pelos participantes do projeto Salve

Evento é aberto ao público e terá ainda apresentações artísticas e ações de partilha comunitária
Seminário Salve. Foto: Divulgação/Instituto Procomum

Realização do Instituto Procomum, o Projeto SALVE – Cuidado, Convivência e Tecnologia para Segurança Pública avança para nova fase neste sábado, 25 de outubro, com o lançamento dos protótipos criados durante o laboratório cidadão que envolveu 22 participantes da Baixada Santista em seis semanas de um processo colaborativo de imersão, escuta e criação coletiva.

O evento, aberto ao público, será realizado a partir das 17h no LAB Procomum (R. Sete de Setembro, 52 – Vila Nova), em Santos (SP). A programação conta ainda com apresentações artísticas – Preta Jô, Allure Dayo e Batalha da Favelinha – além de ações de partilha comunitária, com espaço de convivência e Tenda do Cuidado, um local de acolhimento, escuta e troca de saberes.

A apresentação dos protótipos dá continuidade a um ciclo iniciado com o Seminário SALVE, que reuniu mais de 180 pessoas, 25 palestrantes e mais de 30 organizações para debater novas narrativas sobre segurança pública, cuidado e convivência nos territórios da região.  

As quatro iniciativas idealizadas no laboratório cidadão apontam para novas práticas de segurança pública centradas na vida, na cultura e no cuidado coletivo. São elas:

  • A cartilha informativa “Salvinho”, para ampliar o acesso à justiça e ao cuidado, elaborada a partir de uma escuta pública no Morro Santa Maria. A publicação reúne orientações práticas e contatos de apoio comunitário, fortalecendo o acesso a direitos e informações sobre proteção, acolhimento e saúde.
  • As oficinas de teatro “Minas Crya”, com jovens da Vila Israel, com o objetivo de fortalecer os espaços de convivência e o acesso à cultura e às tecnologias de segurança entre pares. A proposta utiliza o teatro como ferramenta de expressão, escuta e construção de confiança coletiva.
  • O Fórum Infantojuvenil, espaço de diálogo e mobilização com crianças e adolescentes, combinando atividades artísticas, rodas de conversa e debates comunitários sobre segurança pública, educação sexual e direitos das mulheres. O fórum promove protagonismo juvenil e sensibilização sobre políticas de cuidado e prevenção.
  • A ação “Bem Viver”, voltada à conscientização sobre a violência contra mulheres, com a distribuição de kits de higiene e apitos de socorro em um evento comunitário. O projeto busca incentivar redes de apoio, autonomia e solidariedade entre mulheres da Baixada.

Atrações artísticas no Instituto Procomum

Preta Jô é cantora, rapper e poeta negra de Minas Gerais, conhecida por seu ativismo afrofeminista e pelo projeto Afrofeminino, que promove autocuidado e empoderamento de mulheres negras e indígenas. Sua arte une poesia, ancestralidade e resistência.

Allure Dayo é rapper e produtor musical de Santos (SP).  Explora temas como memória e cotidiano da Baixada Santista. No álbum “2000s: Um Álbum de Allure Dayo”, revela uma identidade criativa e autêntica que combina nostalgia, lirismo e inovação sonora.

A Batalha da Favelinha é um evento cultural de rima e poesia que nasce da periferia através das vozes de crianças, como espaço de expressão e resistência. A Batalha da Favelinha celebra o improviso, a palavra e a potência da arte como forma de transformação social.


Continua após a publicidade

Autor

  • Redação VTV

    Composta por jornalistas e editores especializados em apuração, produção e checagem de notícias regionais, nacionais e internacionais. As matérias publicadas neste perfil são fruto do trabalho conjunto da equipe, garantindo informação precisa, imparcialidade e compromisso com o leitor.

VEJA TAMBÉM

meninas

Leonardo e Poliana curtem tarde de sol ao lado dos netos em Goiânia

parte do teto do shopping piracicaba desabou

Teto do Shopping Piracicaba desaba e assusta quem passa pelo local

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.