Faleceu na madrugada deste sábado (18), aos 86 anos, o padre espanhol Javier Mateo Arana, na Santa Casa de Santos, na Baixada Santista. Ele estava internado desde junho após sofrer um infarto. Natural de Bilbao, na Espanha, o religioso chegou ao Brasil em 1968 e atuava na Diocese de Santos desde o ano seguinte.
Com 60 anos de ordenação sacerdotal, completados em julho deste ano, padre Javier dedicou mais da metade da vida à missão pastoral no Brasil. Grande parte de seu trabalho foi realizado na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, onde era muito querido pela comunidade local.
A Diocese de Santos emitiu uma nota de pesar pelo falecimento, destacando os 56 anos de atuação do padre na cidade. “A Diocese de Santos se une em oração, agradecendo a Deus pela vida e vocação do Padre Javier, que viveu com o lema sacerdotal: ‘Livre para servir’. Rezemos pelo descanso eterno de Padre Javier e pelo consolo de seus familiares e amigos”, diz o texto assinado pelo padre Vagner de Souza Argolo.
Velório e sepultamento
O velório acontece neste sábado, das 11h30 às 16h, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada na Rua Dr. Egydio Martins, nº 182, na Ponta da Praia, em Santos. Às 14h30, será celebrada a missa exequial pelo bispo coadjutor Dom Joaquim Mol, momento tradicionalmente conhecido como missa de corpo presente.
Após a cerimônia, o corpo de padre Javier será cremado em uma cerimônia reservada para familiares e amigos. O crematório escolhido é o Memorial Necrópole Ecumênica, situado na Avenida Dr. Nilo Peçanha, nº 50, no bairro Marapé, também em Santos.