A Terracom foi novamente destaque nacional ao receber, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio “Melhores e Maiores Obras de 2025”, entregue nesta terça-feira (21), em São Paulo. Promovida pelo Instituto de Engenharia, em parceria com a ConVisão Central de Notícias da Construção, a premiação é atribuída aos projetos com maior impacto social e relevância técnica da engenharia brasileira.
O reconhecimento deste ano veio com a Reconstrução da Encosta do Morro São Bento, em Santos, vencedora na categoria Recuperação Estrutural. A obra teve caráter emergencial e foi executada durante a pandemia, após as fortes chuvas de março de 2020 que provocaram deslizamentos em diversos morros da Baixada Santista, com vítimas fatais, incluindo pontos críticos no São Bento.

O projeto contemplou a implantação de um sistema de captação de águas pluviais, impermeabilização e grampeamento do solo, além de tirantes, concreto projetado, geomanta flexível e canaletas de drenagem.
Entre os benefícios diretos da obra, podem ser destacados a preservação de vidas humanas, a melhoria da infraestrutura urbana e da drenagem, o reforço na segurança e tranquilidade dos moradores e a geração de empregos temporários.
O engenheiro Márcio Brites, coordenador de obras da Terracom, representou a empresa na cerimônia e apresentou o projeto, ressaltando sua complexidade técnica e importância social. “Um dos principais desafios foi o acesso restrito à área, com ruas estreitas e íngremes, o que exigiu soluções logísticas e técnicas inovadoras por parte da equipe”.

Em 2024, a Terracom foi premiada na categoria Combate a Enchentes pela Construção da Estação Elevatória Engenheiro Marcos Diniz, consolidando sua posição entre as principais empresas de engenharia do país.
Atualmente, a empresa também figura entre as 20 maiores construtoras do Brasil, segundo o Ranking da Engenharia Brasileira, reforçando seu potencial e compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável.
Na busca por constantes soluções de Engenharia, a Terracom tem um portfólio de obras diversificado nos segmentos de Infraestrutura, Obra de Arte Especial; Geotecnia e Saneamento, possibilitando grande impacto social e urbano nos locais por onde passa e deixa a sua marca.