Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Desvio de R$ 1,5 bilhão: Prefeitura de Guarulhos é alvo de operação policial

Polícia Civil apura fraudes que teriam causado por desvio bilionário em impostos
Prefeitura de Guarulhos é investigada por desvio de R$ 1,5 bi

A Prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, está novamente no centro de uma operação policial. Desta vez, as investigações apontam um esquema bilionário que teria sido mantido por quase duas décadas dentro da administração pública. A ação mira fraudes que, segundo a polícia, ultrapassam R$ 1,5 bilhão.

O que investiga a operação contra a Prefeitura de Guarulhos?

A Polícia Civil cumpriu nesta quinta-feira (31) dez mandados de busca e apreensão em secretarias da Prefeitura de Guarulhos e na casa de servidores. A nova fase da operação “Publicanos” investiga um grupo de funcionários suspeito de favorecer construtoras em troca de propina.

Entre os alvos, estão as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Justiça, Inovação e até a Procuradoria. Os investigadores apontam que os envolvidos forjavam medições, fraudavam avaliações de imóveis e alteravam classificações para beneficiar determinadas empresas.

Quanto teria sido desviado?

O rombo calculado até agora ultrapassa R$ 1,5 bilhão. Desse total, R$ 750 milhões se referem a impostos que construtoras deixaram de pagar nos últimos anos. As demais fraudes fiscais surgiram em denúncias reunidas desde 2022, quando o inquérito começou.

A Secretaria de Segurança Pública confirmou que 53 policiais participaram da operação com 23 viaturas. A suspeita é que o esquema envolva mais de 600 pessoas.

O que diz a Prefeitura de Guarulhos

Em nota, a gestão atual da Prefeitura de Guarulhos, comandada por Lucas Sanches (PL), disse apoiar a operação. O comunicado afirma que o desvio prejudicou diretamente os serviços públicos e impediu investimentos em hospitais e escolas.

A nota ainda afirma que a atual gestão está colaborando com a Justiça e reforça que a maior parte das fraudes teria ocorrido em administrações anteriores.

Ex-prefeito Guti também se posiciona

Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), ex-prefeito da cidade entre 2017 e 2024, também divulgou nota. Ele parabenizou a atuação da polícia e do Ministério Público, lembrando que as investigações tiveram início ainda em seu mandato. Guti diz que foi sua gestão que identificou as primeiras irregularidades e determinou a abertura de um inquérito para apurar os desvios.

Segundo ele, houve até o afastamento de funcionários da Secretaria da Fazenda e aumento expressivo na arrecadação municipal após o início das apurações.

Fraudes antigas e prejuízo atual

As suspeitas apontam que o esquema de corrupção dentro da Prefeitura de Guarulhos existia há pelo menos 20 anos. Apesar da atuação de diferentes gestões, os investigadores acreditam que o sistema criminoso permaneceu ativo por tempo suficiente para causar um prejuízo estimado em R$ 14 bilhões aos cofres públicos.

O montante seria suficiente para quitar a dívida do município, que ultrapassa os R$ 3 bilhões, segundo dados oficiais.


Continua após a publicidade

Autor

  • Bruna Santos

    Jornalista e redatora com experiência em produção de conteúdo digital. Atuou em portais de notícia, rádio e agências, escrevendo para áreas como finanças, saúde, direito e bem-estar. Pós-graduada em Comunicação e Marketing, se especializou em produção de conteúdo informativo para sites.

VEJA TAMBÉM

Participantes da Corrida dos Solteiros organizada pelo grupo Corre Paquera em Praia Grande durante evento de Dia dos Namorados.

Solteiros trocam aplicativos por corrida neste Dia dos Namorados em Praia Grande

Mulher realiza protesto na Câmara de Mongaguá arremessando um rato morto no plenário após aprovação de empréstimo milionário pela prefeitura.

VÍDEO: Mulher joga rato morto após Câmara aprovar empréstimo milionário

São Vicente reciclou 613 toneladas de resíduos nos primeiros meses de 2026

São Vicente recicla 613 toneladas de resíduos e troca plástico por prêmios

Caminhão de lixo da coleta seletiva de Santos circulando em via urbana para o recolhimento de materiais recicláveis.

Coleta seletiva chega à Área Continental de Santos e amplia reciclagem na cidade

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.