Dentro das celebrações pelo aniversário de 60 anos, a Prodesan inaugurou, nesta terça-feira (4), a nova sede do Departamento de Conservação de Vias Asfaltadas (Dasf), responsável pelos serviços de pavimentação e tapa-buraco em Santos. O equipamento fica na Rua Braz Cubas, no Centro, o que vai facilitar a logística das operações.
O Dasf ficava na Alemoa, onde funciona a usina de asfalto da Prodesan, e será desativado até o final deste ano.
A massa asfáltica, agora, será comprada de empresas terceirizadas, o que vai reduzir os custos operacionais. A qualidade do produto será atestada no laboratório do novo espaço, seguindo as normas determinadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O prefeito Rogério Santos destacou a importância da empresa no dia a dia do Município. “A Prodesan tem papel importante na história santista e vem passando por um processo de modernização em sua gestão para fazer frente aos novos desafios e necessidades da Cidade. Este trabalho de planejamento tem como resultado números expressivos no fechamento deste ano. Uma ação exitosa, que terá continuidade”.
O que é a Prodesan?
A Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos S.A) é uma empresa de economia mista. Criada em 15 de outubro de 1965 pelo então prefeito Silvio Fernandes Lopes, era uma espécie de ‘faz tudo’: elaborar, planejar e executar projetos e serviços para a Prefeitura. Foi a segunda companhia de urbanização municipal do País (a primeira é a URBS – Urbanização de Curitiba S.A, de 1963).
A empresa serviu de modelo para outras cidades devido à excelência de suas ações em obras e serviços públicos, processamento de dados, produção de asfalto e limpeza urbana.