Santos fechou o primeiro trimestre deste ano com saldo de 2.382 empregos formais, especialmente nos setores de comércio e serviços. A alta é resultado do bom desempenho desses setores, que representam mais de 90% das vagas criadas.
Os dados integram a pesquisa de evolução do mercado de trabalho da Fundação Seade, por meio dos dados das empresas que fazem parte do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. De janeiro a março, Santos gerou 21.655 empregos formais, resultando em um saldo de 2.382 vagas. Desses, 2.147 foram exclusivamente dos setores de comércio e serviços.
No ano passado, o município contabilizou um estoque de 187 mil empregos formais, com saldo de 7.066 postos, sendo 5.484 originários no setor de serviços. O comércio registrou excedente de 1.117 postos e a indústria, 437.
Além das possibilidades de emprego oferecidas no mutirão, a Prefeitura de Santos também disponibiliza vagas no guichê do Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET), localizado no Poupatempo (entrada pela Rua João Pessoa, 246, no Centro) e no Resolve Aqui. Das 9h às 17h, são atendidos trabalhadores e empregadores à procura de mão de obra, com encaminhamentos e preparação para a escolha de profissionais.
Continua após a publicidade