Santos receberá, no próximo dia 25, o ‘1º Congresso Nacional Aduaneiro’, mesma data em que é celebrado o Dia do Despachante Aduaneiro. O encontro, inédito no Brasil, é organizado pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS) e terá como cenário o maior porto da América Latina.
Empresários, autoridades e profissionais de diversas áreas que envolvem o setor portuário, poderão debater questões como o controle de segurança sanitária, as mudanças no processo de importação no cenário brasileiro, fiscalização e a certificação aduaneira.
O Congresso Nacional Aduaneiro acontece das 8h às 13h, no Auditório da Delegacia da Receita Federal, que fica na Avenida Bernardino de Campos, 17, na Vila Belmiro, em Santos. Os ingressos são gratuitos e limitados.
Congresso Aduaneiro terá centenas de participantes
O evento contará com a participação de aproximadamente 250 pessoas, incluindo despachantes aduaneiros, importadores, exportadores e executivos do setor logístico. O objetivo é aprimorar o conhecimento, fomentar o networking entre profissionais portuários e promover melhorias para o mercado aduaneiro no País.
Os participantes terão a oportunidade de se atualizar sobre as tendências do setor, como as últimas mudanças na legislação, regulamentação, digitalização e automatização dos processos das aduanas, gestão de riscos e conformidade, capacitação contínua, implementação de recursos tecnológicos e os desafios na logística. Além disso, também será abordada a DUIMP (Declaração Única de Importação), o catálogo de produtos e o gerenciamento de risco.
Continua após a publicidade
Palestras e debates serão realizados
Durante o evento, serão realizados três painéis, com duração de 1h cada, a partir das 9h30, com a participação de autoridades renomadas do comércio exterior:
1º Painel – MAPA: Desafios e Soluções na Fiscalização e Certificação Aduaneira
2° Painel – ANVISA na aduana: Facilitação, Controle e Segurança Sanitária
3° Painel – Receita Federal e DUIMP: A nova era da importação no Brasil
O diretor do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS), Hugo César Evangelista, destaca a importância do evento na Baixada Santista: “Santos, com o maior porto da América Latina, é o local ideal para sediar um evento tão relevante. Estamos entusiasmados em proporcionar trocas de informações tão ricas e temos certeza de que todos os profissionais que participarem farão conexões importantes”, conclui Hugo César.