A ex-prefeita de Santos, Telma de Souza (PT), de 81 anos, apresentou melhora clínica após sofrer um mal súbito em casa, no bairro do Embaré, na tarde da última quarta-feira (1º), mas continua internada em observação no Hospital Beneficência Portuguesa, sem previsão de alta.
De acordo com nota publicada pela assessoria do Instituto Telma de Souza na noite desta quinta-feira (2), a ex-prefeita “reage bem e evolui dentro do esperado”, embora ainda precise realizar exames complementares. O boletim acrescenta que Telma “voltou a mostrar aquele jeito de espontaneidade”, sinalizando uma recuperação gradual da ex-prefeita.
Atendimento e transferência
Conforme informou a Prefeitura de Santos, Telma foi inicialmente atendida por uma equipe do Samu, sendo levada ao ambulatório da Santa Saúde, onde recebeu os primeiros cuidados. Em seguida, foi transferida para o Hospital Beneficência Portuguesa, também em Santos, onde passou a ser submetida a exames clínicos para investigação do episódio.
Segundo a equipe do Instituto, o quadro atual é considerado positivo e estável, mas a paciente permanece sob acompanhamento médico. O VTV News entrou em contato com a unidade hospitalar, que até o momento não divulgou boletim atualizado sobre a internação.
Trajetória política
Telma de Souza foi prefeita de Santos entre 1989 e 1992, tornando-se uma das figuras mais expressivas do Partido dos Trabalhadores no litoral paulista. Acumulou ainda quatro mandatos como deputada federal e dois como deputada estadual, além de ter ocupado uma cadeira na Câmara Municipal em diferentes legislaturas, incluindo a mais recente, em 2020.
Nas eleições de 2024, voltou a disputar a chefia do Executivo santista e terminou a corrida eleitoral em terceiro lugar. Atualmente, comanda o Instituto Telma de Souza, voltado à promoção de ações sociais e políticas públicas.