O vereador Tiago Peretto se manifestou nesta quinta-feira (25) após o Ministério Público Eleitoral (MPE) emitir parecer favorável em um processo que pode resultar na perda de seu mandato em São Vicente, no litoral de São Paulo. A ação questiona a saída supostamente ilegal do parlamentar do União Brasil para o Podemos.
Ao VTV News, Peretto afirmou ter recebido a posição do MPE com “espanto e tristeza” e sustentou que sua mudança partidária ocorreu dentro da legalidade. Segundo ele, a autorização para deixar a legenda foi formalizada por meio de documento assinado pelo presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda, e pelo vice-presidente nacional da sigla, Antônio Carlos Magalhães Neto.
O vereador também declarou que acredita na regularidade dos documentos apresentados à Justiça e disse confiar no trabalho da equipe jurídica que acompanha o caso. De acordo com ele, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, também acompanha o andamento do processo (leia nota completa ao final da matéria).
Mudança de partido
O pedido de cassação foi protocolado pelo suplente Dercinho Negão do Caminhão, após Peretto deixar o União Brasil, partido pelo qual foi eleito em 2024, e se filiar ao Podemos neste ano. O autor da ação sustenta que a troca de legenda caracterizaria infidelidade partidária e não estaria amparada pelas hipóteses previstas na legislação eleitoral para manutenção do mandato.
A mudança foi oficializada em abril, quando o vereador anunciou sua filiação ao Podemos e confirmou a intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo nas eleições de 2026. Após o parecer favorável do MPE, o caso deverá ser analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Em nota, o TRE-SP informou que o processo “trata-se de ação de justificação de desfiliação partidária/perda de cargo eletivo”, pois a alegação é de que o vereador filiou-se ao Podemos em 4 de abril, “sem justa causa para a desfiliação partidária”. O MPE manifestou-se pela procedência do pedido, mas ainda não há decisão.
O VTV News não conseguiu contato com Dercinho até o momento, mas o espaço segue aberto.
Vereador cita trajetória política
Na manifestação enviada à reportagem, o parlamentar destacou que nunca respondeu por crimes durante sua trajetória pública e afirmou exercer um mandato voltado à fiscalização e ao atendimento das demandas da população. Ele também mencionou o desempenho eleitoral obtido nas últimas eleições municipais.
Atualmente em seu segundo mandato, Peretto foi eleito vereador em 2024 com 12.668 votos – um dos mais votados da história de São Vicente. O nome do vereador também ganhou repercussão nacional após a morte do irmão, o comerciante Igor Peretto. O crime ocorreu em agosto de 2024, em Praia Grande, e teve como investigados a viúva Rafaela Costa, o amigo Mario Vitorino e a irmã da vítima, Marcelly Peretto.
Nota completa
“Recebo com espanto e tristeza o parecer do Ministério Público sobre o pedido de cassação do meu mandato. Tenho plena convicção da legalidade da anuência que autorizou minha saída do União Brasil, documento devidamente assinado pelo presidente nacional Antônio Gonçalves de Rueda e pelo vice-presidente nacional Antônio Carlos Magalhães Neto.
Entendo que há uma tentativa de retirar, no tapetão, o mandato que o povo me concedeu democraticamente nas urnas. Não cometi qualquer crime em toda a minha vida pública. Exerço um mandato pautado pela fiscalização, pelo trabalho e pelo compromisso com a população, sendo reconhecido por seis anos consecutivos como um dos vereadores mais bem avaliados da Baixada Santista e tendo recebido a maior votação da história da cidade.
Coincidentemente, esse movimento ocorre justamente no momento em que anuncio minha pré-candidatura a deputado estadual, o que reforça a percepção de que adversários políticos buscam me desestabilizar.
No entanto, sigo tranquilo, confiante na Justiça, na legalidade dos documentos apresentados e no trabalho dos meus advogados, que acompanham o caso de perto, juntamente com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu.
Continuarei trabalhando com a mesma dedicação de sempre, respeitando as instituições e acreditando que a verdade e a Justiça prevalecerão”.
