A cruz histórica utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, em 1500, será exposta nesta quarta-feira (16) em duas cidades do Vale do Paraíba: Cachoeira Paulista e Guaratinguetá. A visita faz parte de uma peregrinação nacional promovida pelo movimento Brasil com Fé, em comemoração aos 525 anos da celebração religiosa ocorrida em Coroa Vermelha, na Bahia.
Em Cachoeira Paulista, a cruz será apresentada durante a missa das 7h da manhã, no Santuário Pai das Misericórdias, localizado na sede da comunidade Canção Nova. A celebração será presidida pelo padre Donizete Heleno, vice-presidente da instituição.
Já em Guaratinguetá, a relíquia deve chegar entre 11h e 11h30 ao Santuário Frei Galvão, onde será exposta durante a missa das 15h. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo santuário.
A cruz da missa original e o símbolo histórico
A cruz original foi utilizada por frei Henrique de Coimbra na missa celebrada em 26 de abril de 1500, poucos dias após a chegada da frota portuguesa ao território brasileiro. Atualmente, a peça histórica está preservada no Museu do Tesouro da Sé de Braga, em Portugal.
O itinerário da cruz inclui 12 cidades brasileiras e integra as ações do Jubileu da Esperança, um ciclo de celebrações religiosas promovidas neste mês em todo o país.
Continua após a publicidade
“A cruz passará em Brasília, no Distrito Federal, no dia 21 de abril, data em que também é comemorado o aniversário da capital do país e da arquidiocese local. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida realiza a Santa Missa pelo Jubileu da Arquidiocese (65 anos) e pelo aniversário de Brasília, às 10h, presidida pelo arcebispo, cardeal Paulo Cezar Costa. Logo após, a cruz ficará em exposição e veneração na Catedral”, divulgou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.