Imagens obtidas pelo VTVNews revelam os primeiros momentos da confusão que terminou com um homem espancado e atropelado por um grupo de pessoas durante as festividades de aniversário de Bom Jesus dos Perdões, na madrugada da última sexta-feira (23). A vítima, Miguel Grapiuna, de 53 anos, permanece hospitalizada, em estado estável.
Nos registros, Miguel aparece pegando uma faca dentro do próprio veículo e, em seguida, caminhando em direção a um grupo com o objeto em mãos. Minutos depois, ele guarda a faca e tenta se afastar, mas é cercado. O grupo abre a porta do carro, arranca o homem do banco e inicia a sequência de agressões.
A polícia investiga o que motivou o conflito entre a vítima e a coletividade no local.
Vítima foi atropelada com o próprio carro
Durante a ação, um dos agressores pisa repetidamente na cabeça da vítima. Em outro momento, um dos envolvidos assume o controle do veículo de Miguel e o atropela, atingindo seu braço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros e o encaminhou ao pronto-socorro municipal.
Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido à Universidade São Francisco, onde passaria por cirurgia. Segundo informações médicas, apesar das lesões, Miguel não corre risco de morte.
Saúde da vítima até o momento
Miguel foi transferido do Hospital Universitário São Francisco (HUSF), em Bragança Paulista para Campinas, onde aguarda cirurgia. Segundo a esposa de Miguel, Rosa Morais, a cirurgia aguardada é do maxilar, nariz e braço.
O casal é de um bairro afastado do centro, e eles moram na cidade interiorana há 15 anos. Questionada se Miguel possuía desafetos em Bom Jesus dos Perdões, Rosa comentou: “Não, para te falar a pura verdade ele é pedreiro e ele é muito querido na área. Ele é muito querido, nunca arrumou confusão com ninguém nessa área. Tem 15 anos que a gente mora aqui no bairro Serra Negra”.
A redação tentou contato com o hospital em que Miguel aguarda cirurgia, e não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Investigação e prisões
A Polícia Civil apura o caso. Segundo o delegado Hermes Nakashima, a confusão teria começado após um desentendimento entre a vítima e frequentadores da festa. “Em dado momento, a vítima acabou empunhando um facão, e isso acirrou os ânimos entre todos“, afirmou.
Até o momento, dois homens — de 21 e 26 anos — foram presos. Uma garota e um garoto de 16 anos também foram apreendidos. A polícia ainda busca identificar outros envolvidos. Segundo as investigações, entre cinco e seis pessoas participaram diretamente da ação.
“Foi apurado que estava tendo a festa de aniversário de Bom Jesus dos Perdões, e nessa festa ocorreu um desentendimento entre a vítima [o homem atropelado] e alguns participantes […] os agressores partiram pra cima da vítima, e passaram a desferir socos e chutes. Ao todo, foram identificadas 5 ou 6 pessoas que desferiram chutes na vítima, que são os principais responsáveis“, finalizou o delegado.
O caso segue sob apuração. As imagens obtidas devem integrar o inquérito policial.